page view

André Ventura acusa Santos Silva de ser o "líder da bancada do PS" e Chega abandona Parlamento

"Não me impressiono nem com pateadas, nem com o volume de som", diz Presidente da Assembleia da República.

21 de julho de 2022 às 16:35

O debate sobre a revisão da lei de estrangeiros deixou esta quinta-feira o Chega isolado e gerou um momento de tensão com o presidente da Assembleia da República.

A troca de argumentos começou depois de uma intervenção do líder do Chega, no debate sobre uma proposta do Governo que altera o regime jurídico de entrada, permanência, saída e afastamento de estrangeiros do território nacional, três projetos de lei do Livre e uma iniciativa do Chega.

André Ventura acusou o Governo de querer que os imigrantes "venham de qualquer maneira" para o país e atirou: "Só há uns que nunca têm prioridade no discurso do Governo, os portugueses que trabalharam toda a vida, que pagam impostos e estão a sustentar o país".

O líder deste partido chegou mesmo a dizer que os imigrantes que chegam a Portugal não são iguais aos portugueses que emigram para outros países, intervenção que gerou muitos protestos por parte de vários deputados no hemiciclo e levou à intervenção do presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva.

"Devo dizer que como presidente da Assembleia da República de Portugal considero que Portugal deve muito, mas mesmo muito aos muitos milhares de imigrantes que aqui trabalham, que aqui vivem e que aqui contribuem para a nossa Segurança Social, para a nossa coesão social, para a nossa vida coletiva, para a nossa cidadania e para a nossa dignidade como um país aberto inclusivo e respeitador dos outros", declarou, tendo sido aplaudido por deputados de várias bancadas, à exceção do Chega.

O líder do Chega acusou então o Presidente da Assembleia da República de ser o líder do Partido Socialista, mas sentado noutro lugar.

Augusto Santos Silva responde a André Ventura dizendo que não representa o "Partido Socialista, mas antes o chão democrático comum da Assembleia, tal como a Constituição o determina". Continua, dizendo que a sua função mais básica é assegurar o prestígio da Assembleia da República e quando tal for posto em causa, intervirá. 

"Não me impressiono nem com pateadas, nem com o volume de som", continua. O Chega interrompeu o discurso do Presidente da Assembleia da República levantando-se e abandonando o Parlamento.

"Estou há muitos, mas muitos anos empenhado na defesa da democracia, e assim continuarei até ao fim dos meus dias", termina já sem audiência do Chega.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8