page view

Bandeira nacional hasteada ao contrário (outra vez) agora com Luís Montenegro

Erro de protocolo durante visita ao memorial de Agostinho Neto em Luanda.

24 de julho de 2024 às 14:37

O primeiro-ministro Luís Montenegro, que ficará para a história por ter revertido o logótipo do Governo porque não incluía a esfera armilar, terá ficado chocado quando esta terça-feira viu a dita hasteada ao contrário numa cerimónia oficial em Luanda, Angola. Foi durante a homenagem que o chefe de Governo de Portugal prestou ao primeiro presidente de Angola, cujo memorial Montenegro visitou com pompa, circunstância e um erro de protocolo.

O momento da bandeira portuguesa hasteada ao contrário no memorial do Dr. António Agostinho Neto – monumento também conhecido pelo ‘Foguetão’, dado o seu estilo arquitetónico de inspiração soviética e norte-coreana – foi logo aproveitado em sites de extrema-direita para alimentar teorias de conspiração de inspiração colonialistas. Exibir uma bandeira hasteada ao contrário significa, nos códigos militares, que um território foi tomado pelo inimigo. O princípio alimentará movimentos neo-colonialistas, mas nem metaforicamente poderemos concluir que Angola pretendeu tomar território português.

Implantação da República invertida

Até porque igual infortúnio teve Cavaco Silva a 5 de outubro de 2012, quando hasteou na varanda da câmara de Lisboa, por ocasião das cerimónias oficiais da implantação da República, a bandeira virada ao contrário. O embaraço levou o então presidente da autarquia lisboeta, António Costa, a pedir desculpa pelo "desagradável incidente" pelo qual assumiu responsabilidades.

A bandeira de Cavaco será a mais famosa, mas não a única. Em março de 2021, o então ministros dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, realizou uma conferência de imprensa tendo como pano de fundo uma bandeira invertida. No mesmo ano, em junho, foi a vez do ministério do Trabalho e da Segurança Social ter exibido uma bandeira ao contrário nas instalações da praça de Londres, em Lisboa.

Não se pense, porém, que a bandeira nacional é a única a sofrer deste mal. Angola também viu o seu símbolo nacional ridicularizado nas redes sociais quando em 2020 uma delegação angolana da Igreja Universal do Reino de Deus mostrou, durante uma visita à Terra Santa, a bandeira virada ao contrário…

O caso 'House of Cards'

Mas a polémica das bandeiras invertidas teve um episódio mais mediáticos nos Estados Unidos com a estreia da série ‘House of Cards’, em 2013, onde o símbolo da União aparece virado ao contrário e, ainda por cima, sem as estrelas que simbolizam os estados norte-americanos. No contexto da série, a exibição da pouco convencional bandeira pretendei simbolizar uma nação em perigo ou em estado de emergência, circunstâncias que nem todos os americanos entenderam.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8