page view

Bruxelas avança nova lei para o uso de drones na agricultura

O preço de um destes aparelhos pode facilmente superar os 10 mil euros. Alguns modelos prometem pulverizar 16 hectares por hora.

15 de setembro de 2025 às 01:30

Bruxelas vai rever a diretiva europeia que regula o uso de pesticidas para permitir a utilização de drones na agricultura. “É uma excelente notícia para os agricultores. Sinal de que a Comissão [Europeia] acaba por reconhecer que a legislação tem de mudar. Aliás, em dezembro de 2024 Portugal levou ao Conselho de Ministros da Agricultura uma declaração sobre este assunto, que acabou por ter o apoio unânime”, afirmou o ministro da Agricultura, em reação à decisão da semana passada.

José Manuel Fernandes explicou, citado pela Direção-Geral da Alimentação e Veterinária (DGAV), que “o uso de drones possibilita a aplicação mais precisa de produtos fitofarmacêuticos e uma melhor prevenção de pragas e doenças”. No fundo, “melhora a produtividade e a segurança’’, referiu.

Em Portugal foi criado um grupo de trabalho liderado pela DGAV, “para se avançarem com várias ações que possam vir a apoiar o uso de drones na proteção fitossanitária das culturas”, esclareceu esta entidade. O preço de um destes aparelhos não tripulados e adaptado à agricultura pode facilmente superar os 10 mil euros. Alguns modelos prometem pulverizar 16 hectares por hora.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8