page view

Carneiro acusa Governo de "insensibilidade e impreparação", mas diz estar disponível para ajudar na gestão de danos

Carneiro assegurou que PS e os seus autarcas acompanharão de perto a população, especialmente nas zonas mais afetadas pela depressão.

30 de janeiro de 2026 às 10:54
A carregar o vídeo ...

Carneiro

CMTV

O secretário-geral do PS, José Luís Carneiro, acusou o Governo de "insensibilidade e impreparação" na gestão da contenção de danos da depressão Kristin. Em declarações à comunicação social, esta sexta-feira, o socialista diz que as características da tempestade eram conhecidas, inclusive os locais onde os efeitos poderiam ser mais severos, e que deveria ter sido ativada a coordenação interministerial prevista para este tipo de situações.

"A declaração da situação de calamidade foi tardia, devia ter sido comunicada a meio de dia 28", disse Carneiro, acrescentando que "não se percebe porque não foi ativado o plano nacional de emergência e proteção civil".

José Luís Carneiro também adverte que as autarquias "não podem ficar sós a dar respostas às pessoas". 

Apesar das críticas ao executivo de Luís Montenegro, o secretário-geral do PS admite que este não é o momento para "incutir responsabilidades, mas também não se deve escondê-las", salientando a importância de pedir respostas ao Governo.

O dirigente partidário terminou por se mostrar disponível para ajudar o Governo: "podem contar com o PS e com os nossos deputados da Europa". "O primeiro-ministro conta também com a minha experiência na gestão de crises. Estou totalmente disponível".

Carneiro assegurou que PS e os seus autarcas acompanharão de perto a população, especialmente nas zonas mais afetadas pela depressão. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8