page view

CDU alerta para aumento de alunos sem alimentação "decente" em casa em Braga

Para o vereador da CDU na Câmara de Braga, "a única refeição decente" que muitos alunos conseguem ter é na escola.

04 de março de 2024 às 13:50

O vereador da CDU na Câmara de Braga, Vítor Rodrigues, alertou esta segunda-feira para o alegado aumento do número de alunos do concelho que só conseguirá ter uma alimentação "decente" na escola, dada a carência económica dos respetivos agregados familiares.

Falando durante a reunião quinzenal do executivo, Vítor Rodrigues disse que aquela preocupação lhe foi transmitida numa reunião com a Federação das Associações de Pais do concelho de Braga.

"A segunda-feira é o dia em que menos comida sobra nas cantinas, e este é um sinal claro de uma situação social que se agrava", referiu.

Para o comunista, "a única refeição decente" que muitos alunos conseguem ter é na escola.

"Em casa não conseguem e, por isso, à segunda-feira têm mais fome", apontou, dando ainda conta de um crescimento "muito significativo" do número de alunos reportados à Comissão de Proteção de Crianças e Jovens.

Admitiu que isto pode ser o reflexo da evolução negativa da situação económica das famílias, designadamente resultante da subida dos preços da habitação e pediu à câmara para prestar atenção a esta realidade, em articulação com os agrupamentos de escolas.

Na resposta, a vereadora da Educação, Carla Sepúlveda, disse não ter informação sobre aquele fenómeno, sublinhando que vai tentar perceber o que se passa.

Disse ainda que "na maior parte dos dias" a comida das cantinas sobra.

"Não tenho qualquer relato da Federação de Pais, nunca nos fizeram chegar essa preocupação, vamos estar atentos e tentar perceber se é por não comerem [em casa que segunda-feira é o dia em que a comida menos sobra", referiu.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8