page view

‘Centrão’ com acordo para mandar nas regiões. Conheça os candidatos à presidência das CCDR

Norte é a única região com dois candidatos a presidente da CCDR. Líderes em Lisboa e Vale do Tejo e Algarve são recandidatos.

04 de janeiro de 2026 às 01:30

As eleições para as cinco Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) estão marcadas para 12 de janeiro e, em quatro dos casos, um acordo entre PSD e PS 

O PSD e o PS têm um acordo para a eleição dos presidentes das cinco Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), e só no Norte vai existir competição. Álvaro Santos, indicado pelo PSD para a CCDR Norte, demitiu-se da vice-presidência da câmara de Gaia, onde tinha entrado, pela mão de Luís Filipe Menezes, como especialista em habitação. Vai enfrentar a concorrência do antigo reitor da Universidade do Minho António Cunha, atual presidente e recandidato à CCDR Norte.

Na CCDR Centro, Ribau Esteves (PSD) é candidato único. Não é um nome consensual para a distrital do PS de Aveiro, mas recolheu o apoio de todos os autarcas de Aveiro, município que liderou durante 12 anos, já depois de ter estado 15 anos na presidência da câmara de Ílhavo. 

Teresa Almeida, ligada ao PS, é recandidata à liderança da CCDR Lisboa e Vale do Tejo. Está desde 2019 à frente da entidade pública, a que já tinha presidido entre 2010 e 2012. Também já foi Governadora Civil do distrito de Setúbal e Diretora Municipal do Planeamento Urbano na Câmara de Lisboa.

No Alentejo, o candidato é Ricardo Pinheiro. Antigo deputado do PS eleito por Portalegre, foi durante 10 anos presidente da câmara de Campo Maior, e foi secretário de Estado do Planeamento com António Costa.

Já no Algarve, José Apolinário é recandidato à presidência da CCDR. Também esteve no Governo com Costa, como secretário de Estado das Pescas, tendo sido deputado à Assembleia da República pelo PS. Foi presidente da câmara de Faro e presidente da Assembleia Municipal de Faro.

Governo indica cinco dos sete 'vices'

Imagem 57924783.jpg (27137988) (Milenium)
Manuel Castro Almeida FOTO: MIGUEL A. LOPES / lusa_epa

O conselho diretivo de cada CCDR vai passar a ter sete vice-presidentes, cinco deles indicados pelo Conselho de Ministros para assumirem poderes de coordenação regional nas áreas da saúde, educação, ambiente, cultura e agricultura. O ministro da Coesão Territorial e da Economia, Manuel Castro Almeida, já admitiu estender os poderes das CCDR a outras áreas.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8