page view

Pedro Nuno rejeita relação entre crime e imigração

PS pede investimento nos serviços consulares. Já o Chega critica a 'via verde' para os imigrantes.

15 de abril de 2025 às 21:19

“Não existe relação entre criminalidade e imigração”, defendeu esta terça-feira o secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, no debate com André Ventura, do Chega, na TVI. Na próxima legislatura, o líder socialista quer “investir nos serviços consulares para terem mais capacidade de resposta”, dizendo apoiar o protocolo para a migração laboral regulada que entrou esta terça-feira em vigor.

Em tom irónico, Ventura respondeu que, “num País com 1,6 milhões de imigrantes, dar uma ‘via verde’ para a imigração é de génio”. Com o Chega, “quem comete um crime é algemado e enviado de volta para o seu país”. Já Pedro Nuno diz que Ventura “não consegue garantir que quem comete um crime em Portugal e é expulso cumpre uma pena”.

Em matéria fiscal, Ventura avisou que na próxima legislatura “a descida do IRC não vai ficar dependente do PS”, enquanto os socialistas preferem “medidas com impacto na redução dos preços” para as famílias. Nesse ponto, Ventura lembrou que o PS votou contra o IVA Zero num cabaz alimentar quando foi o Chega a propô-lo.

Em relação ao impacto das tarifas anunciadas pelos Estados Unidos, Pedro Nuno acusou o líder do Chega de “defender a posição de Donald Trump”. Na ótica de Ventura, “os produtos de fora da Europa têm de pagar mais para cá entrar”, mas para Pedro Nuno “defender os portugueses é combater as tarifas”.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8