page view

Conclusão das obras no Teatro Nacional D. Maria II prevista para junho

Foi publicado em Diário da República o anúncio de alteração do concurso público com um valor-base de 1,6 milhões de euros e um prazo de execução de 175 dias.

23 de outubro de 2025 às 14:44

A administração do Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, lançou o concurso para a remodelação do sistema de palco rotativo, estando a conclusão das obras naquela sala prevista para o final de junho, disse esta quinta-feira fonte da instituição.

A informação foi avançada à agência Lusa pelo conselho de administração do teatro, depois de, na quarta-feira, ter sido publicado em Diário da República o anúncio de alteração do concurso público para "conceção-construção para a remodelação do sistema de palco rotativo e quadro de mecânica de cena a remodelação do sistema de cena", com um valor-base de 1,6 milhões de euros e um prazo de execução de 175 dias.

Em novembro de 2024, o diretor artístico do teatro nacional, Pedro Penim, apontara "o primeiro trimestre de 2026" como a altura provável para a reabertura após a totalidade das obras ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que começaram em 2023.

Agora, questionado pela Lusa sobre se o lançamento deste concurso ameaça a reabertura do teatro, o conselho de administração refere, por escrito, que esta obra "não coloca em causa o cumprimento da meta estabelecida pelo PRR para a conclusão da intervenção, definida para o final de junho de 2026".

"A reabertura do Teatro ao público acontecerá em 2026, após a conclusão das obras, em data a anunciar brevemente", acrescenta o conselho de administração do teatro.

Sobre o concurso público para a "remodelação do sistema de palco rotativo e ao quadro da mecânica de cena" na Sala Garrett, o conselho de administração do D. Maria II considera tratar-se de "uma intervenção premente, cuja necessidade foi identificada aquando da elaboração do Projeto de Requalificação" do teatro.

De acordo com a administração, não foi possível incluir a obra, que "permite melhorar as condições técnicas e artísticas da sala principal deste Teatro", no Projeto de Requalificação original, por insuficiência de dotação para o teatro.

"Identificada esta necessidade junto da tutela, o D. Maria II beneficiou, em maio de 2025, de uma dotação adicional, fruto da realocação de financiamentos do PRR, o que permitiu avançar com a concretização desta importante intervenção", sublinha a administração do D. Maria II.

Para este organismo, a "reabilitação do sistema de palco rotativo, um recurso com características únicas no panorama nacional e europeu, reforçará as valências técnicas desta sala e, consequentemente, as soluções artísticas ao dispor dos criadores que venham a trabalhar no D. Maria II".

Em simultâneo, a obra "garantirá melhores condições de trabalho no palco e subpalco da Sala Garrett".

"A intervenção no quadro da mecânica de cena aumentará a segurança, fiabilidade e precisão no controlo da maquinaria do palco, reduzindo o risco de falhas e permitindo também a integração de sistemas automatizados", observa a administração do teatro.

A administração do D. Maria II acrescenta ainda que o concurso para a concretização desta empreitada foi lançado em agosto, tendo sido necessário repeti-lo "por questões técnicas".

O Teatro Nacional D. Maria II encontra-se em obras de requalificação desde o início de 2023, no âmbito do PRR.

Inicialmente, a reabertura foi projetada para 2024. Em novembro de 2023, foi adiada, pela primeira vez, para o princípio de 2025.

Em julho de 2024, um comunicado do conselho de administração anunciou que, devido a atrasos na empreitada, a reabertura do teatro fora adiada por um ano, passando a estar prevista para o início de 2026.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8