page view

Deputado do PSD não pede desculpas a Candal

O deputado e vice-presidente da bancada do PSD José Eduardo Martins não pediu esta sexta-feira desculpas ao parlamentar socialista Afonso Candal, na sequência de uma discussão acesa durante a tarde de ontem, no Parlamento. Reconhece que perdeu "as estribeiras", mas só lamenta que os 228 deputados do Hemiciclo tenham sido testemunhas "de uma cena menos agradável".

06 de março de 2009 às 15:32

A história deste episódio em que a linguagem vernácula foi usada, sem microfone, no Plenário, começou numa discussão sobre a instalação de painéis solares.

Afonso Candal, do PS, usou da palavra na quinta-feira, dia 5, aludindo a possíveis interesses 'comerciais', ainda que legítimos, de José Eduardo Martins, nesta área. O parlamentar socialista garante que nada insinuou, mas o seu colega do PSD não o interpretou dessa forma.

'Eu, de resto, desafio o sr. deputado Afonso Candal, se quiser, a concretizar a acusação, o trocadilho infantil e soez', afirmou aos jornalistas esta manhã.

Ontem e sem microfones ligados, José Eduardo Martins, usou um palavrão na resposta a Candal. Foi acalmado pela sua bancada, mas acabou por sair da sala, tal como o deputado socialista. Não voltaram.

Agora, Candal espera, apenas, que José Eduardo Martins reconheça o erro, porque 'niguém está livre de cometer erros'. E tudo não passou de um mal-entendido. Nada mais.

Nos corredores do Parlamento, a manhã foi marcada por comentários em surdina e declarações dos protagonistas, enquanto se aguardavam as votações sobre o fim das taxas moderadoras.

José Eduardo Martins sentou-se na terceira fila da Sala das Sessões, ladeado por Luís Campos Ferreira e Hermínio Loureiro.

O presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, afirmou, citado pela TSF, que não teve a percepção do tom das trocas de palavras. Mas, a avaliar pelas imagens, deputados como o líder parlamentar do CDS-PP, Diogo Feio, ficaram boquiabertos.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8