Governante reconheceu que continuam por concluir processos em alguns municípios, designadamente no de Leiria e Marinha Grande.
O ministro da Economia e da Coesão Territorial assegurou esta quinta-feira no parlamento que os municípios afetados pelas tempestades terão financiamento para cobrir prejuízos comprovados nas infraestruturas, sublinhando que a recuperação "nunca foi tão rápida".
"Foi o melhor resultado jamais alcançado. Eu posso dizer-lhe que nunca foi tão bem feito como desta vez. Nem o apoio para a reconstrução das casas, nem o apoio às empresas", afirmou Castro Almeida na comissão parlamentar eventual que acompanha o PTRR - Portugal Transformação, Recuperação e Resiliência.
Respondendo a críticas dos deputados da oposição sobre os encargos suportados pelas autarquias, o ministro da Economia e da Coesão Territorial referiu que muitos municípios já receberam adiantamentos do Estado e que os restantes poderão candidatar-se a um mecanismo de financiamento composto por 60% de apoio a fundo perdido e 40% através de empréstimo.
O governante explicou que os valores inicialmente comunicados pelas câmaras correspondiam apenas a estimativas, sendo agora necessário apurar os prejuízos efetivos em estradas, redes de água, saneamento, escolas e outros equipamentos para garantir um tratamento "equitativo" entre municípios.
"Não se pode pagar mais ao município porque ele foi mais atrevido a pedir", afirmou, ressalvando que as candidaturas permitirão apurar "os efetivos e reais prejuízos" antes da atribuição das comparticipações.
Castro Almeida sustentou que, em muitos municípios, os adiantamentos já atribuídos pelo Governo serão suficientes para cobrir as despesas realizadas pelas autarquias, assegurando que apenas os casos em que esses montantes e as indemnizações dos seguros sejam insuficientes recorrerão ao novo mecanismo de financiamento.
Apesar de considerar que as respostas às intempéries foram "rápidas", o governante reconheceu que continuam por concluir processos em alguns municípios, designadamente no de Leiria e Marinha Grande.
Castro Almeida adiantou ainda que cerca de 30% das candidaturas à reconstrução de habitações foram indeferidas pelas comissões de coordenação e desenvolvimento regional (CCDR), justificando esse número com pedidos relativos a despesas não elegíveis, mas também com tentativas de fraude.
Entre os exemplos referidos, apontou candidaturas duplicadas para o mesmo imóvel, utilização de fotografias de casas de terceiros e imagens manipuladas para simular danos inexistentes, garantindo que essas situações foram participadas ao Ministério Público.
Questionado pelo deputado da Iniciativa Liberal Rodrigo Saraiva sobre o incumprimento da meta anteriormente apontada para a conclusão dos processos de apoio à habitação, que era até final de junho, Castro Almeida esclareceu que essa data correspondia a um objetivo definido pelas comunidades intermunicipais e pelas CCDR e não a um compromisso assumido pelo Governo.
O governante foi também questionado sobre os apoios às associações, coletividades e corporações de bombeiros afetadas pelas tempestades, respondendo que muitas dessas instituições receberam apoios através da plataforma colaborativa coordenada pela estrutura de missão para a recuperação da região Centro e adiantou que está a ser preparada uma proposta para reforçar esse apoio.
Relativamente às seguradoras, o ministro reconheceu que existem atrasos no pagamento das indemnizações, mas afirmou que as companhias deslocaram meios para o terreno logo após as tempestades e estão sujeitas a procedimentos de verificação que condicionam os pagamentos finais, defendendo, ainda assim, que devem acelerar os processos.
Por outro lado, Castro Almeida sublinhou que a dimensão dos danos torna impossível remover a totalidade das árvores derrubadas, estimando que apenas cerca de 10% da madeira possa ser retirada, por falta de meios humanos e materiais.
O governante explicou que a prioridade tem sido limpar as áreas junto das povoações, equipamentos públicos e estradas, revelando que já foram desobstruídos cerca de 19 mil quilómetros de estradas e caminhos rurais através de contratos celebrados com câmaras municipais da região Centro.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.