page view

José Luís Carneiro volta a ser cabeça de lista do PS por Braga

Deputado e ex-ministro já tinha encabeçado esta lista nas eleições legislativas do ano passado.

02 de abril de 2025 às 13:27

O antigo candidato à liderança socialista José Luís Carneiro vai voltar a ser o cabeça de lista do PS pelo círculo eleitoral do Braga nas legislativas antecipadas, adiantou esta quarta-feira à Lusa fonte oficial do partido.

O deputado e ex-ministro já tinha encabeçado esta lista nas eleições legislativas do ano passado.

José Luís Carneiro, que em 2023 perdeu a disputa interna com Pedro Nuno Santos para liderar o PS, é a escolha de Pedro Nuno Santos para "número 1" para Braga depois de a lista ter sido chumbada esta madrugada na distrital.

A comissão política federativa do PS/Braga chumbou a lista de candidatos a deputados do PS por Braga, com 38 votos contra e 31 a favor, adiantou à Lusa fonte socialista.

De acordo com a mesma fonte, a lista começava apenas a partir do terceiro lugar e os dois primeiros eram deixados à escolha do secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos.

Da lista chumbada, surgia em terceiro lugar o atual deputado Pedro Sousa, seguido da também deputada Irene Costa, do vereador na Câmara de Guimarães Paulo Silva e do deputado municipal de Famalicão Jorge Costa.

Nesta reunião do PS/Braga tinha sido aprovada uma recomendação, por unanimidade, para que a antiga eurodeputada Isabel Estrada Carvalhais fosse indicada cabeça de lista por este distrito.

Nas últimas eleições legislativas, em 2024, a lista por Braga, círculo pelo qual foram eleitos seis deputados, foi encabeçada por José Luís Carneiro, opositor interno do atual líder do PS nas eleições para a liderança socialista, seguido de Palmira Maciel, que não surge na lista que foi rejeitada.

A reunião da Comissão Política Nacional do PS que vai aprovar as listas de candidatos a deputados a todos os círculos eleitorais decorre hoje à noite na sede do PS, em Lisboa.

De acordo com estatutos do PS, cabe ao secretário-geral, Pedro Nuno Santos, indicar um terço do total de lugares, sendo os restantes dois terços da responsabilidade das comissões políticas federativas de cada círculo eleitoral.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8