page view

Mandato do presidente da ERSE acabou há 8 meses. Governo diz que escolha terá início oportunamente

Pedro Verdelho foi nomeado presidente da ERSE em novembro de 2021, com mandato até final de janeiro de 2025.

29 de setembro de 2025 às 16:09

O mandato do presidente da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), Pedro Verdelho, terminou em janeiro, mas o Governo admite que o processo para escolher o sucessor ainda não começou, garantindo apenas que avançará "oportunamente".

Questionado pela Lusa sobre o ponto de situação, o Ministério do Ambiente e da Energia explicou que a seleção do novo responsável "depende de proposta do Governo, parecer obrigatório da Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CRESAP), parecer da Assembleia da República e aprovação final em Conselho de Ministros, seguida de publicação em Diário da República".

"O procedimento formal de seleção terá início oportunamente", acrescentou a tutela.

Pedro Verdelho foi nomeado presidente da ERSE em novembro de 2021, com mandato até final de janeiro de 2025, depois de ter ocupado funções como membro do Conselho de Administração. Substituiu Maria Cristina Portugal, que faleceu subitamente em setembro de 2021 aos 56 anos, deixando vaga a presidência da entidade.

O atual presidente da ERSE tem uma longa carreira na área da regulação energética, tendo assumido a direção de Tarifas e Preços da entidade reguladora, desde 1999.

Doutorado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico, Pedro Verdelho acumula ainda uma vasta experiência na área internacional, sendo, desde 2019, vice-presidente do Conselho Europeu de Reguladores de Energia.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8