Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
1

Manuela Ferreira Leite apresenta vinte medidas

A presidente do PSD, Manuela Ferreira Leite, vai hoje a Setúbal apresentar um programa de medidas para as Pequenas e Médias Empresas. É um plano de "intervenção", segundo apurou o Correio da Manhã com cerca de vinte medidas para aplicar de forma imediata.

18 de Fevereiro de 2009 às 00:30
Manuela Ferreira Leite apresenta vinte medidas
Manuela Ferreira Leite apresenta vinte medidas

Uma das medidas que Ferreira Leite vai apresentar é a da criação de mecanismos para que as PME'S tenham mais informação e acesso aos concursos de investimento público. Este princípio, aliás, foi defendido pela presidente social-democrata, segunda-feira, no final dos encontros com os líderes das duas centrais sindicais.

"O investimento do Estado é positivo, desde que não tenha uma componente de importação significativa e desde que sejam pequenas intervenções", afirmou dia 16, Manuela Ferreira Leite, na sede do seu partido.

O programa inclui ainda todas as propostas apresentadas pelo PSD no debate do Orçamento Suplementar em Janeiro: a redução da Taxa Social Única, a alteração das regras do IVA, para que o imposto seja pago com o recibo e não com a factura, o fim do pagamento especial por conta e o pagamento da dívida do Estado às empresas, entre outras.

Ontem, Manuela Ferreira Leite sublinhou que este pacote de medidas "não são focalizadas, para determinado tipo de empresas, são medidas generalizadas a todas as empresas". A presidente do PSD falava depois de ter se ter reunido com doze empresários.

"O que eles[empresários] desejam é um conjunto de medidas absolutamente correspondentes àquelas que nós propusemos, que são medidas no sentido de resolver os seus problemas de tesouraria, que imediatamente cheguem à situação financeira das empresas", concluiu a líder social-democrata.

Este pacote de medidas, apesar de aplicável de forma imediata, não se esgota no prazo de um ano. O PSD fez um levantamento exaustivo dos problemas das PME'S para apresentar este programa. Além da direcção do partido e da bancada parlamentar, colaboraram no plano de intervenção, o gabinete de estudos e o Instituto Francisco Sá Carneiro.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)