page view

"Não é assim que se resolvem as questões": IL acusa flotilha humanitária de ter desviado atenção das negociações

Líder da IL, Mariana Leitão, disse ter "sérias dúvidas" que Mariana Mortágua quisesse levar, de facto, ajuda humanitária.

06 de outubro de 2025 às 15:19

A presidente da Iniciativa Liberal (IL) acusou esta segunda-feira a flotilha humanitária de ter desviado a atenção das negociações de paz na Palestina, criticando, mais uma vez, a opção da líder do BE de tentar levar ajuda a Gaza.

"Não é assim que se resolvem as questões" e a "verdade é que estivemos muito tempo a assistir ao desenvolvimento da viagem quando o foco deve estar nos avanços que estamos a fazer ao nível internacional" para obter "acordos de paz que permitam resolver o conflito naquela zona" e libertar "a Palestina do Hamas, garantindo que nos livramos de uma organização terrorista", afirmou Mariana Leitão, em campanha em Leiria.

A líder da IL disse ter "sérias dúvidas" que Mariana Mortágua quisesse levar, de facto, ajuda humanitária: "É pouco credível acharmos que uma deputada da nação, que tem pleno conhecimento de como é que estas coisas funcionam, achasse que conseguia chegar a Gaza, com a sua flotilha, e entregar ajuda humanitária".

Sobre a chegada dos quatro ativistas a Portugal, domingo à noite, Mariana Leitão salientou que é "uma boa notícia terem chegado todos bem, estarem todos em segurança" e destacou "o trabalho dos serviços consulares, que estiveram desde a primeira hora a acompanhar toda a situação e que garantiram este regresso em segurança".

Atualmente, "estão a existir negociações ao nível internacional para, de facto, resolver o problema", que "estão a ir no bom sentido" para "se conseguirem acordos de paz", afirmou Mariana Leitão, numa referência à proposta dos EUA.

"Esse deve ser o caminho, o caminho das soluções diplomáticas, o caminho das soluções concretas para a obtenção da paz naquele conflito", afirmou a dirigente liberal.

No plano da ajuda humanitária, "é óbvio que nós temos também de confiar de que há organizações que fazem o seu trabalho, têm essa missão em concreto e que o estão a fazer bem", embora existam "sempre alguns constrangimentos", salientou ainda a líder da IL.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8