page view

Luís Neves diz: "Só vi um bastão a ser usado". Ministério já esclareceu

"O que eu vi foi força física para fazer cumprir a lei", afirma Luís Neves sobre carga policial nas manifestações pela habitação.

25 de outubro de 2026 às 15:29

O Ministro da Administração Interna, Luís Neves, afirmou este domingo que o que viu foi "força física para fazer cumprir a lei" em reação à intervenção policial desta madrugada durante os protestos pela habitação em Lisboa e no Porto. 

Em declarações aos jornalistas, Luís Neves compreende que o motivo pelo qual as pessoas se estão a manifestar é válido e de grande relevância, já que "ter uma casa é um direito", no entanto, apela aos manifestantes que o façam cumprindo a lei. 

"Só vi um bastão a ser usado [...] uma ação leva sempre a uma reação", disse. Em comunicado, o MAI esclarece que a referência do Senhor Ministro da Administração Interna à utilização de "um bastão" na operação da PSP no Rossio, não pretendia enumerar exaustivamente a quantidade utilizada, mas apenas, como é, aliás, testemunhado pelas inúmeras imagens publicadas, que foram usados bastões apenas numa situação específica no Rossio. Pretendia com isso, contrariar a tese de que a polícia tinha dispersado os manifestantes "à bastonada", como tem vindo a ser erradamente repetido.

Luís Neves avançou ainda que a Câmara Municipal de Lisboa já gastou mais de 100 mil euros em trabalhos de limpeza da estátua no Rossio desde o início dos protestos.

O ministro terminou as declarações a reforçar o apelo: "manifestem-se, é um direito. O motivo é legitimo, este é um tema central do governo. 130 mil jovens adquiririam casa de forma bonificada com este governo. Não chega mas estamos a procurar soluções e é no parlamento que têm de ser encontradas estas medidas".

As declarações do Ministro da Administração Interna surgem após a Polícia de Segurança Pública ter entrado em confrontos, na madrugada deste domingo, com os manifestantes pela habitação em Lisboa e no Porto. Recorde-se que 31 pessoas foram detidas e pelo menos 11 ficaram feridas. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Bom Dia

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a sua rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8