Paula Santos criticou ainda o Governo PSD/CDS-PP por não ter dirigido "uma única medida" aos bombeiros no pacote anunciado no passado mês.
O PCP apresentou, esta terça-feira, um conjunto de iniciativas que visam aumentar os apoios a agricultores e produtores afetados pelos incêndios florestais e reforçar os direitos dos bombeiros, considerando que as propostas anunciadas pelo Governo são insuficientes.
"As medidas anunciadas pelo Governo são insuficientes para fazer face à dimensão e consequências dos incêndios florestais. E é neste sentido que o PCP apresenta um projeto de lei de reforço das medidas urgentes de apoio às vítimas dos incêndios, alargando apoios e preenchendo lacunas que o Governo PSD e CDS não quis responder", acusou, esta terça-feira, a líder parlamentar do PCP, Paula Santos, em conferência de imprensa na Assembleia da República.
Entre as propostas da bancada comunista está o aumento do teto máximo do apoio excecional dirigido a agricultores para compensação de prejuízos, para 15 mil euros, em vez dos 10 mil propostos pelo executivo, mesmo nos casos indocumentados.
Além disso, o PCP quer apoios para quem perdeu as suas fontes de rendimento, nomeadamente "agricultores, trabalhadores ou pensionistas", assim como a atribuição de um apoio excecional para quem tenha ficado em situação de comprovada carência económica, passível de ser acumulável com outros apoios, e com a duração mínima de um ano e eventual prorrogação.
Paula Santos criticou ainda o Governo PSD/CDS-PP por não ter dirigido "uma única medida" aos bombeiros no pacote anunciado no passado mês em Conselho de Ministros extraordinário.
Realçando que os bombeiros "foram incansáveis", a líder da bancada comunista lembrou que em julho o PCP já apresentou um projeto de lei que visa o reconhecimento da profissão de bombeiro como de desgaste rápido, permitindo que estes profissionais tenham direito a reforma antecipada, mais dias de férias e a um subsídio de penosidade.
Numa nova iniciativa, os deputados comunistas querem alargar os direitos destes profissionais, incluindo apoios financeiros para estudantes, dispensa de pagamento de despesas judiciárias ou comparticipação no acesso a lares para profissionais do quadro com pelo menos 15 anos de serviço, assim como para os seus cônjuges e ascendentes em primeiro grau.
Os deputados comunistas querem que sejam criadas as equipas de sapadores florestais em falta, realçando que há cerca de vinte anos foi estabelecido um objetivo de 500 e atualmente existem apenas 415, e a obrigatoriedade de uma intervenção urgente na identificação de procedimentos pós incêndio, "que garanta a urgente estabilização dos solos, a retirada da madeira, o cuidado dos animais selvagens atingidos, o controlo de infestantes, a proteção de linhas de água, bem como a reflorestação das áreas afetadas".
O PCP apresenta também dois projetos de resolução (sem força de lei) que propõem um apoio extraordinário de 50 milhões de euros para as associações humanitárias de bombeiros que integram o DECIR (Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais) e a aquisição por parte do Estado dos meios aéreos necessários para o combate aos incêndios.
Interrogada sobre o facto de o Governo ter anunciado a intenção de rever a lei orgânica da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), Paula Santos apontou para casos de descoordenação e desarticulação entre entidades e considerou que "de facto há aspetos que não estão bem na orgânica e no sistema de Proteção Civil".
"Agora, é preciso uma revisão que permita de facto resolver os problemas", ressalvou, dando como exemplo a criação de um comando nacional de bombeiros.
Paula Santos anunciou ainda que o PCP dará entrada de dois pedidos de audição parlamentar para ouvir a AGIF - Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais, e o ICNF - Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, na comissão parlamentar de Agricultura.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.