page view

PCP anuncia acordo com PS

PCP confirma que há condições para pôr fim ao Governo PSD/CDS.

06 de novembro de 2015 às 17:19

O PCP anunciou esta sexta-feira, em comunicado, a existência de um documento conjunto com o PS a fim de viabilizar uma alternativa governativa protagonizada pelos socialistas e uma proposta de data para a sua divulgação, embora sem a divulgar.

O texto "Posição conjunta do PS e do PCP sobre solução política" deverá ainda ser apresentado nas reuniões dos órgãos socialistas, agendadas para sábado e domingo, em Lisboa, enquanto o comité central comunista se reúne também ao longo do dia de domingo.

Segundo o PCP, o documento "permite afirmar que estão reunidas as condições para pôr fim ao Governo PSD/CDS-PP, assegurar um governo da iniciativa do PS, num quadro em que está garantida uma composição da Assembleia da República para a formação de um governo do PS, a apresentação do programa, a sua entrada em funções e para a adoção de uma política que assegure uma solução duradoura".

"O PCP salienta a importância de não permitir a continuação em funções do Governo PSD/CDS e reafirma o seu propósito de apresentação de uma moção de rejeição do Programa do Governo que será votada na próxima terça-feira na Assembleia da República", lê-se ainda, num dia em que também "Os Verdes" anunciaram que vão apresentar a sua própria moção de rejeição ao executivo da coligação Portugal à Frente.

BE já tinha confirmado acordo

Já mesmo, o BE anunciara, na Internet, a conclusão das negociações com o PS, considerando que estão criadas as condições para um acordo à esquerda, mas remeteu a divulgação de pormenores sobre o acordo com os socialistas para depois da aprovação da decisão por parte dos outros partidos ainda em conversações.

As trocas de informação bilaterais entre PCP e PS continuam, tal como entre socialistas e ecologistas, mas tanto comunistas como ecologistas excluem, para já, a participação formal num futuro Governo de esquerda, adiantaram à Lusa outras fontes.

A Lusa questionou igualmente o PS, mas a assessoria de Costa, remeteu esclarecimentos para uma entrevista que o líder socialista tem esta sexta-feira agendada com a televisão SIC, pelas 20h00.".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8