page view

Plenários de cidadãos elegem composição de 37 juntas

Cidadãos recenseados escolhem diretamente o Executivo em freguesias com 150 ou menos eleitores.

06 de outubro de 2025 às 01:30

As juntas vão ser escolhidas através de plenários de cidadãos em 37 freguesias nas autárquicas de 12 de outubro. Nestas freguesias, os cidadãos recenseados escolhem diretamente a composição da junta. Estes plenários decorrem nas freguesias com 150 ou menos eleitores, que apenas votam nas urnas convencionais para a escolha dos órgãos municipais.

Nas eleições anteriores, em 2021, 22 autarquias estavam nesta situação e em 2017 apenas seis. O distrito com mais casos é o da Guarda, com 11 casos, mas também ocorrem plenários de cidadãos no distrito de Bragança (oito), Viseu (sete), na ilha açoriana das Flores (cinco), Castelo Branco (três), Vila Real (dois) e um no de Coimbra. A freguesia com menos eleitores é a de Mosteiro, na ilha das Flores, com 27 votantes.

O Corvo, nos Açores, é o único concelho do País que não tem uma junta, sendo as competências desta desempenhadas pela câmara. Em mais de 300 freguesias, segundo dados divulgados pela Comissão Nacional de Eleições, existe apenas uma lista candidata às eleições, a maioria delas do PSD, pelo que os vencedores já são conhecidos. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8