Proposta para aprovar o Regimento da autarquia vai ser discutida na quarta-feira, em reunião privada do executivo camarário.
O Chega na Câmara de Lisboa disse esta terça-feira que vai sugerir "bastantes alterações" à proposta de regimento deste órgão executivo do município, subscrita pelo presidente da autarquia, Carlos Moedas (PSD), enquanto o PS admitiu impugnar o documento.
"Trata-se de um ataque claro ao pluralismo e ao funcionamento democrático do órgão autárquico. É um recuo democrático para Lisboa", afirmou a vereadora do PS Alexandra Leitão, colocando a possibilidade de "impugnar o novo regimento que Carlos Moedas quer aprovar".
Por outro lado, o vereador do Chega Bruno Mascarenhas considerou que a proposta de regimento "é restritiva relativamente à oposição", nomeadamente na questão dos tempos de intervenção e na possibilidade de apresentação de iniciativas, pelo que irá sugerir bastantes alterações ao documento.
A proposta para aprovar o Regimento da Câmara Municipal de Lisboa, documento que define o funcionamento do órgão executivo do município, vai ser discutida na quarta-feira, em reunião privada do executivo camarário, depois de na segunda-feira ter sido viabilizada a delegação de competências da câmara no presidente, com os votos a favor de PSD, CDS-PP, IL e Chega, e com os votos contra de PS, Livre, BE e PCP.
Para a vereadora do PS Alexandra Leitão, a proposta de regimento contém "medidas absolutamente sem precedentes", em que todas elas apontam para "uma concentração excessiva de poder no presidente da câmara e para a retirada de competências fundamentais aos vereadores da oposição".
Com esta proposta, a oposição perde totalmente o direito de agendar propostas, passa a ser apenas o presidente a decidir o que é discutido, reduz-se o tempo de intervenção dos vereadores, fixa-se um limite ao número de propostas de alteração que podem ser apresentadas às iniciativas do presidente da câmara e o período antes da ordem do dia (PAOD) fica restringido, tanto no tempo, como no tipo de assuntos que podem ser abordados, de acordo com o PS.
O vereador do Chega Bruno Mascarenhas disse que discorda de "uma parte significativa" da proposta de regimento, mas concorda com alterações como a redução de 90 para 60 minutos do tempo do PAOD, por considerar que "uma hora para discutir o PAOD é suficiente".
"Naturalmente, vamos garantir que os tempos e a possibilidade de discussão por parte da oposição é respeitada", afirmou o eleito do Chega, indicando que o regimento do anterior mandato (2021-2025), também presidido por Carlos Moedas, era "mais equilibrado" e defendia melhor "o espírito democrático e a oposição".
Referindo que a proposta de regimento "não é um documento que esteja fechado", Bruno Mascarenhas prevê "bastantes modificações" durante a discussão na reunião do executivo municipal, "provavelmente ponto a ponto", no sentido de se conseguir um consenso para o aprovar, "em função da vontade da maioria, a maioria que se estabelecer na altura".
Em declarações à Lusa, o vereador do Chega reforçou que "não há nenhum acordo com a liderança de Carlos Moedas, suportada por PSD, CDS-PP e IL.
"Isto é caso a caso e aquilo que nos parecer o mais correto para a cidade, para defender Lisboa, é aquilo que nós faremos", assegurou.
Também o BE e o PCP manifestaram preocupações quanto à proposta de regimento, considerando-a como um ataque à transparência e à democraticidade da Câmara de Lisboa.
Em resposta à Lusa, fonte do gabinete de Carlos Moedas disse que "o regimento para o mandato 2025-2029 permitirá uma decisão municipal mais célere e eficaz em benefício das populações de Lisboa e permite salvaguardar a natureza e especial aptidão do órgão deliberativo municipal, para a discussão política e o debate de ideias em torno dos problemas e soluções para a cidade".
No atual mandato, o social-democrata Carlos Moedas governa em minoria, com oito eleitos da coligação PSD/CDS-PP/IL, ficando a um de obter maioria absoluta, o que exigiria a eleição de nove dos 17 membros que compõem o executivo da capital. Na oposição estão quatro vereadores do PS, um do Livre, um do BE, dois do Chega e um do PCP.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.