Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
8

PS pede mais forças de segurança para Faro

Recolha de assinaturas acontece este domingo no mercado de Estoi.
João Mira Godinho 10 de Fevereiro de 2019 às 06:00
GNR vai transferir comando territorial de Faro para Loulé
GNR
GNR
Militar da GNR junto ao carro patrulha
GNR vai transferir comando territorial de Faro para Loulé
GNR
GNR
Militar da GNR junto ao carro patrulha
GNR vai transferir comando territorial de Faro para Loulé
GNR
GNR
Militar da GNR junto ao carro patrulha
O PS/Faro vai lançar este domingo uma petição pública a pedir mais forças de segurança para o concelho, a ser apresentada ao Governo. Em concreto, os socialistas querem um posto da PSP na zona do Montenegro e outro, da GNR, em Estoi.

Paulo Neves, presidente do PS/Faro e primeiro subscritor da petição, defende que há uma "necessidade de reorganização das forças de segurança pública [no concelho], mormente com reforço, melhoria da adequação e maior proximidade às populações". Depois de recolhidas as assinaturas, o documento será entregue "ao ministro da Administração Interna", adianta.

Em relação ao Montenegro - zona urbana, entre Faro e o aeroporto -, o texto destaca que a população residente cresceu "para mais do dobro, nos últimos 10 anos". A juntar a isso, a "concentração de equipamentos públicos do concelho" naquela zona ajuda a justificar, para o PS, a instalação de um posto da PSP na freguesia.

Já em relação a Estoi, poucos quilómetros a norte de Faro, na direção de São Brás de Alportel, os socialistas consideram que "a sua dimensão" e localização próxima dos "demais lugares da freguesia de Santa Bárbara de Nexe", também justifica a presença de forças de segurança em permanência, no caso, com a colocação de um posto da GNR na localidade.

A recolha de assinaturas vai ter início este domingo, "simbolicamente", no mercado de Estoi, adiantou Paulo Neves.

PORMENORES
Decisões do Governo
O texto de petição refere que esta surgiu "considerando as últimas iniciativas do Governo na região, mormente as decisões sobre os organismos de segurança pública e atendendo aos propósitos de melhoria do seu desemprenho".

Transferência da GNR
Em novembro foi anunciado que o Comando Territorial da GNR no Algarve será transferido de Faro para Loulé. O Comando Distrital de Operações de Socorro da Proteção Civil vai sofrer a mesma transferência.

Limitação de meios
Também em novembro, no aniversário do Comando da PSP de Faro, o comandante, Viegas Martins, admitiu preocupação pelo envelhecimento do parque automóvel e pela elevada faixa etária média dos agentes.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)