O PS/Faro vai lançar este domingo uma petição pública a pedir mais forças de segurança para o concelho, a ser apresentada ao Governo. Em concreto, os socialistas querem um posto da PSP na zona do Montenegro e outro, da GNR, em Estoi.
Paulo Neves, presidente do PS/Faro e primeiro subscritor da petição, defende que há uma "necessidade de reorganização das forças de segurança pública [no concelho], mormente com reforço, melhoria da adequação e maior proximidade às populações". Depois de recolhidas as assinaturas, o documento será entregue "ao ministro da Administração Interna", adianta.
Em relação ao Montenegro - zona urbana, entre Faro e o aeroporto -, o texto destaca que a população residente cresceu "para mais do dobro, nos últimos 10 anos". A juntar a isso, a "concentração de equipamentos públicos do concelho" naquela zona ajuda a justificar, para o PS, a instalação de um posto da PSP na freguesia.
Já em relação a Estoi, poucos quilómetros a norte de Faro, na direção de São Brás de Alportel, os socialistas consideram que "a sua dimensão" e localização próxima dos "demais lugares da freguesia de Santa Bárbara de Nexe", também justifica a presença de forças de segurança em permanência, no caso, com a colocação de um posto da GNR na localidade.
A recolha de assinaturas vai ter início este domingo, "simbolicamente", no mercado de Estoi, adiantou Paulo Neves.
PORMENORES
Decisões do Governo
O texto de petição refere que esta surgiu "considerando as últimas iniciativas do Governo na região, mormente as decisões sobre os organismos de segurança pública e atendendo aos propósitos de melhoria do seu desemprenho".
Transferência da GNR
Em novembro foi anunciado que o Comando Territorial da GNR no Algarve será transferido de Faro para Loulé. O Comando Distrital de Operações de Socorro da Proteção Civil vai sofrer a mesma transferência.
Limitação de meios
Também em novembro, no aniversário do Comando da PSP de Faro, o comandante, Viegas Martins, admitiu preocupação pelo envelhecimento do parque automóvel e pela elevada faixa etária média dos agentes.