page view

PS quer ouvir Pinto Luz no Parlamento sobre designação de Ricardo Reis para "vice" da AMT

Designação feita pelo Governo surge na sequência da audição de Ricardo Reis na Assembleia da República.

13 de janeiro de 2025 às 12:29

O PS requereu esta segunda-feira a presença no parlamento do ministro das Infraestruturas para dar explicações sobre a designação pelo Governo de Ricardo Reis para as funções de vice-presidente da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT).

De acordo com a bancada socialista, esta designação feita pelo Governo surge na sequência da audição de Ricardo Reis na Assembleia da República, tendo sido depois deliberado, pela Comissão de Economia, Obras Públicas e Habitação, que não reunia as necessárias condições para o exercício do cargo de vice-presidente do Conselho de Administração da AMT.

"Perante o exposto, a decisão do Governo levanta sérias questões quanto ao respeito pelas instituições democráticas e aos critérios que sustentam a opção de desconsiderar o parecer da Assembleia da República", sustenta-se no requerimento do Grupo Parlamentar do PS.

O PS considera que "a opção do Governo levanta questões adicionais quanto ao impacto na credibilidade da referida entidade reguladora e aos impactos negativos que pode gerar na sua atuação".

"Esta opção unilateral não poderá, ainda, constituir a abertura de um precedente para uma desconsideração sistemática em processos desta natureza, enfraquecendo o modelo legalmente previsto que caracteriza uma democracia robusta" acrescenta-se no requerimento dos socialistas.

Em 18 de dezembro passado, o parlamento chumbou a nomeação de Ricardo Reis para vice-presidente do regulador dos transportes, com o PS e o Chega a considerarem que não reunia as condições necessárias para as funções.

"É entendimento da Comissão de Economia, Obras Públicas e Habitação, que o doutor Ricardo Reis não reúne as condições para o exercício do cargo para que se encontra indigitado", concluiu-se no relatório, que foi aprovado com os votos a favor do PS e do Chega e o voto contra do PSD.

Ricardo Reis é diretor do Centro de Estudos Aplicados (CEA) e do Centro de Estudos e Sondagens de Opinião (CESOP) da Universidade Católica Portuguesa.

O parecer negativo dado pelo parlamento é considerado pouco comum, mas não inédito. Antes, aconteceu em 2015, com a nomeação de Luís Ribeiro para presidente da Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC).

Apesar deste parecer negativo por parte do parlamento, o Governo aprovou depois, no passado dia 09, em Conselho de Ministros, a nomeação de Ricardo Reis para o Conselho de Administração da AMT.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8