page view

PS TIRA FERRO DO 'CAMINHO' DO METRO

O PSD e o CDS-PP pediram ontem, no Parlamento, uma comissão de inquérito para investigar eventuais responsabilidades do anterior Governo no “branqueamento” dos problemas nas obras do Metro do Terreiro do Paço.

17 de outubro de 2002 às 00:30

O PS anunciou que não receia um inquérito e saiu em defesa de Ferro Rodrigues, que na altura era ministro do Equipamento Social, refutando a acusação de que este terá ilibado o empreiteiro responsável pela obra.

Guilherme Silva, líder parlamentar do PSD, indicou a existência de um acordo celebrado entre o Metro e o empreiteiro, datado de Maio de 2001 que, “estranhamente branqueia e iliba” o empreiteiro de todas as responsabilidades e “renuncia a todas as indemnizações a que estava obrigado”. Além disso, o líder parlamentar acrescentou que esse acordo “aumenta em 50 por cento a remuneração do empreiteiro, cujos custos sobem de 5,5 para 8,2 milhões de contos”.

Rui Cunha, ex-secretário de Estado dos Transportes, numa declaração política, considerou que o acidente de 9 de Junho de 2000 na estação do Metropolitano do Terreiro do Paço “foi exaustivamente investigado” durante o período em que Ferro tutelou a Pasta do Equipamento Social. Depois, Cunha assumiu que “os resultados do inquérito” conduziram a administração do Metropolitano a optar pela via negocial, mas negou que essa via tivesse correspondido a um perdão ao empreiteiro. Além disso, a bancada socialista distribuiu uma cópia do compromisso celebrado entre o Metropolitano de Lisboa e a empresa Metropaço a 11 de Maio do ano passado, onde se pode ler: “A Metropaço assume os custos dos trabalhos já realizados e respeitantes à reposição das condições de segurança (enchimento e estabilização da galeria), bem como às actividades subsequentes e relativas à demolição dos rolhões, esvaziamento, limpeza da galeria, remoção e reposição dos arruamentos”.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8