page view

PSD cola falhas a Costa e PS isolado contra BE

Nacionalização do SIRESP rejeitada em debate marcado pela tragédia de Pedrógão.

06 de julho de 2017 às 01:30

O PS chumbou ontem sozinho o projeto de resolução apresentado pelo BE para que o Governo denuncie o contrato de parceria público-privada do Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal – SIRESP.

A discussão no Parlamento ficou marcada pela troca de acusações: à esquerda lembrou-se que a primeira adjudicação do contrato com o SIRESP vem do tempo do Governo de Santana Lopes, pelo ministro Daniel Sanches. À direita foi recordado que a adjudicação final é do governo PS de José Sócrates, que tinha António Costa, atual primeiro-ministro, como ministro da Administração Interna.

"É o verdadeiro rosto do atual modelo", disse Carlos Abreu Amorim, do PSD, o mesmo deputado que acusou o Bloco de "fingir ser oposição". Opinião partilhada pelo deputado centrista Telmo Correia, que reforçou ainda o pedido de demissão da ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, exigido pelo CDS.

Sandra Cunha, pelo BE, ainda tentou descolar a discussão da tragédia de Pedrógão Grande, mas justificou a iniciativa com a "incompetência" da atuação do SIRESP. Contou com os votos a favor do PCP, Verdes e PAN e a abstenção do PSD e CDS. 

Estações móveis operacionais na próxima semana     

A garantia foi ontem dada pelo secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, no Parlamento. As quatro unidades móveis passam a estar "pré-posicionadas no País", deixando de estar em Lisboa, para permitir "resposta mais rápida".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8