Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
3

PSD empatado com PS em número de deputados

Socialistas vencem Europeias com pouca margem sobre os sociais-democratas.
Miguel Alexandre Ganhão(miguelganhao@cmjornal.pt) 18 de Abril de 2019 às 08:49
Pedro Marques e António Costa
Pedro Marques
O eurodeputado do PSD Paulo Rangel
O eurodeputado Paulo Rangel
Pedro Marques e António Costa
Pedro Marques
O eurodeputado do PSD Paulo Rangel
O eurodeputado Paulo Rangel
Pedro Marques e António Costa
Pedro Marques
O eurodeputado do PSD Paulo Rangel
O eurodeputado Paulo Rangel
O PS deve ser o partido mais votado nas próximas eleições para o Parlamento Europeu, dia 26 de maio.

Segundo a sondagem CM/Aximage, os socialistas recolhem 33,6% das intenções de voto, enquanto os sociais-democratas recolhem 31,1%.

Mas com esta votação a lista liderada por Paulo Rangel (PSD) consegue subir de seis para oito deputados, enquanto a lista encabeçada por Pedro Marques (PS) mantém os mesmos oito deputados que já tinha.

Outra das forças que poderão sair ganhadoras desta eleição é o Bloco de Esquerda que, com 8% de intenções de voto tem a possibilidade de eleger dois deputados.

Em termos absolutos, a coligação CDU aparece como a terceira força mais votada, com 9,4% nas intenções dos eleitores, mas sendo assim perderá um deputado. O CDS-PP fica em quarto lugar com 6,8% das intenções de voto e elege um eurodeputado.

Os novos movimentos e partidos políticos, como é o caso do Aliança de Pedro Santana Lopes não conseguem eleger nenhum representante para a Europa.

Os especialistas da Aximage consideram que os eleitores continuam a considerar as eleições europeias como menos importantes do que as legislativas, naquilo a que os cientistas políticos designam como "eleições de segunda ordem".

Com este condicionalismo existe uma maior percentagem de abstenção, que nesta sondagem CM/Aximage se fixa nos 56,2%, e uma maior volatilidade do eleitorado quer quanto à sua efetiva participação no ato eleitoral (muitas pessoas que dizem que não vão votar podem fazê-lo à última hora), quer em relação às intenções de voto nas forças políticas. 

Gusmão pode acompanhar Mariza Matias
As intenções de voto projetadas pela sondagem CM/Aximage dão 8% ao Bloco de Esquerda, o que com a distribuição de deputados dá mais um deputado ao partido liderado por Catarina Martins.

José Gusmão pode fazer companhia a Mariza Matias como o segundo eurodeputado do Bloco. Recorde-se que José Gusmão trabalhou entre 2011 e 2018 como assistente do Bloco no Parlamento Europeu.

Pimenta Lopes não garante a eleição
O biólogo de 38 anos, eurodeputado do PCP, e que concorre em terceiro lugar na lista da CDU, pode não ser eleito se se confirmar a sondagem do CM/Aximage que dá esta coligação com apenas dois eurodeputados eleitos.

Manuel Pizarro fica de fora
A polémica colocação de Manuel Pizarro na 9ª posição da lista dos socialistas às europeias não deverá garantir ao homem do PS-Porto a eleição para o Parlamento Europeu, segundo a projeção da última sondagem CM/Aximage.

-- 

FICHA TÉCNICA
Universo: Indivíduos inscritos nos cadernos eleitorais em Portugal com telefone fixo no lar ou possuidores de telemóvel.

Amostra:
Aleatória e estratificada (região, habitat, sexo, idade, escolaridade, atividade e voto legislativo) e representativa do universo foi extraída de um subuniverso obtido de forma idêntica. A amostra teve 602 entrevistas efetivas: 293 a homens e 309 a mulheres; 58 no Interior Norte Centro, 79 no Litoral Norte, 103 na Área Metropolitana do Porto, 112 no Litoral Centro, 167 na Área Metropolitana de Lisboa e 79 no Sul e ilhas; 98 em aldeias, 164 em vilas e 340 em cidades. A proporcionalidade pelas variáveis de estratificação é obtida após reequilibragem amostral.

Técnica:
Entrevista telefónica por C.A.T.I., tendo o trabalho de campo decorrido entre os dias 30 de março e 1 de abril de 2019, com uma taxa de resposta de 74,7%.

Erro probabilístico:
Para o total de uma amostra aleatória simples com 602 entrevistas, o desvio-padrão máximo de uma proporção é 0,020 (ou seja, uma margem de erro - a 95% - de 4,00%).

Responsabilidade do estudo:
Aximage Comunicação e Imagem Lda., sob a direção técnica de Jorge de Sá e de João Queiroz.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)