page view

Rui Rio só dá luta a Costa na honestidade

Primeiro-ministro e presidente do PSD são igualmente honestos para cerca de 30% dos inquiridos.

16 de fevereiro de 2018 às 08:59

Mais simpático, mais solidário e melhor orador. Quando o comparam com Rui Rio, António Costa ganha claramente na avaliação de atributos que os portugueses fazem aos líderes dos dois maiores partidos portugueses. Só numa característica pessoal o novo presidente do PSD consegue dar luta ao secretário-geral do PS: a honestidade.

Numa sondagem realizada pela Aximage para o CM e para o ‘Negócios’, em que são avaliadas as qualidades pessoais que os inquiridos veem em Costa e em Rio, o atual primeiro-ministro ganha de forma mais ou menos folgada em sete dos oito atributos escrutinados.

Se os dois políticos são considerados honestos por cerca de 30% das pessoas que participaram no estudo, o socialista ganha claramente quando se pergunta quem é o melhor orador, quem tem melhores ideias ou quem é mais realizador, solidário, acessível e competente. Já a simpatia é a característica em que Costa e Rio mais se afastam, com o líder socialista a vencer com 64,1%, o que o faz aparecer 42 pontos percentuais à frente do presidente social-democrata.

A carregar o vídeo ...

Sondagem sobre legislativas dá 39% ao PS e deixa CDS em quinto

A sondagem, que permite estabelecer o perfil dos dois líderes políticos tal como é percecionado pelos eleitores, mostra que mesmo entre os possíveis votantes no PSD – tendo em conta a intenção de voto neste mês de fevereiro – o atual primeiro--ministro ganha no atributo da simpatia.

Quando o critério de análise das qualidades dos dois políticos se centra nas respostas dadas nas diferentes regiões do País, o secretário-geral do PS vence em quase toda a linha. Mesmo no Interior Norte Centro, onde o PSD está tradicionalmente enraizado, o líder socialista destaca-se. Apenas no Litoral Norte surgem números desfavoráveis a Costa, particularmente quando está em causa a sua honestidade. Rio surge aqui à frente com 71% das escolhas.

Se no cômputo global o atual líder do Executivo suplanta o presidente do PSD que o 37º Congresso irá consagrar, aquele que se despede, Pedro Passos Coelho, fica bem pior na fotografia. Perde com Costa em todas as características analisadas pela sondagem da Aximage.

Vice-presidente de Negrão tem pensão de 1304,79 euros

Adão Silva, um dos nomes apontados para líder de bancada, vai afinal ser vice-presidente de Fernando Negrão no Parlamento. O deputado eleito por Bragança é um dos parlamentares que pediram a subvenção mensal vitalícia, tendo-lhe sido atribuído o montante de 1304,79 euros. O valor só será pago quando o deputado deixar o cargo na Assembleia da República e se não tiver ocupação, funcionando como um subsídio de reintegração. Segundo apurou o CM, Adão Silva fez o pedido de subvenção no último trimestre de 2016, a par do ex-secretário de Estado José Cesário. A pensão foi aprovada no início de 2017.

Já Fernando Negrão anunciou esta quinta-feira aos deputados que vai concorrer à presidência da bancada parlamentar do PSD e que afirmou que Rui Rio recebeu "com agrado" a decisão. Desvalorizando as críticas internas à candidatura, Negrão afirmou que sente ter "condições e experiência" para o cargo. "Espero ter os votos necessários", afirmou, recusando que seja essencial ter 100% da bancada.

À noite, na ‘SIC Notícias’, o ainda presidente do grupo parlamentar Hugo Soares deixou um aviso a Negrão: "O presidente da bancada parlamentar não pode estar nunca nas mãos do presidente do PSD", disse. Hugo Soares deixou ainda no ar a possibilidade de surgirem mais candidaturas. "Não sei se só haverá uma [lista]", atirou.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8