page view
António Mendonça Mendes
06 de junho de 2023 às 15:30

"Não dei nenhuma ordem nem falei com o SIS", diz Mendonça Mendes

António Mendonça Mendes fala na comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais a pedido da Iniciativa Liberal a propósito da intervenção do Serviço de Informações de Segurança (SIS) na recuperação do computador do ex-adjunto de João Galamba, Frederico Pinheiro.

Terça-feira, 06 de junho de 2023 às 15h24

Hoje não há lugar a nim. IL

A Iniciativa Liberal começa por perguntar ao secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro se confirma ou não que recebeu uma chamada do ministro das Infraestruturas no dia 26 de abril. "Hoje não há lugar a nim. Ou sim ou não: naquela noite falou com João Galamba?", diz o deputado Rodrigo Saraiva da IL.

"Confirmo que o ministro das Infraestruturas me telefonou na noite de 26 de abril para me relatar acontecimentos" no Ministério. 

"Sim, o ministro ligou-me. Sim, eu atendi a chamada. Sim, relatou-me os acontecimentos do Ministério das Infraestruturas. Sim, o senhor ministro estava muito preocupado com a informação classificada que estava no computador e a quem devia ser reportado. Não, o reporte ao SIRP não decorreu de sugestão ou indicação da minha parte ou de qualquer membro do Governo", afirma.

"O reporte [dos acontecimentos no Ministério das Infraestruturas a 26 de abril] ao SIS não decorreu de nenhuma sugestão, orientação ou indicação da minha parte nem da de nenhum membro do Governo. E era assim que tinha de ser", referiu.

Terça-feira, 06 de junho de 2023 às 15h35

PSD

"O Governo hoje tem de escolher quem mentiu: João Galamba ou o primeiro-ministro", diz.

"Disse ou não ao senhor ministro para contactar o SIS", pergunta.

Terça-feira, 06 de junho de 2023 às 15h38

PS

Pedro Delgado Alves, vice-presidente da bancada do PS, diz que "o secretário de Estado 

 que tinha para lhe fazer".Deixa apenas duas questões a Mendonça Mendes: "Falou com o primeiro-ministro sobre a matéria nessa noite? Falou com secretária-geral do Sistema de Informações da República Portuguesa?"

Terça-feira, 06 de junho de 2023 às 15h41

Chega

Pedro Pinto, deputado do Chega, questiona Mendonça Mendes se falou com o primeiro-ministro. "Este Governo parece que está a jogar ao jogo do mentiroso: quem mente mais e tem o nariz mais pequeno", diz o deputado. 

"Quem está a mentir?", questiona.

Terça-feira, 06 de junho de 2023 às 15h47

IL

"O que é que lhe disse João Galamba. O senhor ministros também lhe reportou o que estava a acontecer no Ministério das Infraestruturas, nomeadamente roubos e violência?", questiona Rodrigo Saraiva, da Iniciativa Liberal.

"O secretário de Estado diz que não lhe disse para fazer reporte e o ministro disse numa CPI que foi isso que lhe disse", acrescenta.

Terça-feira, 06 de junho de 2023 às 16h03

PCP e BE

A deputada do PCP, Alma Rivera, diz que não lhe interessa saber "quem ligou a quem, quantas vezes", mas sim "a legalidade da atuação do SIS nestas circunstâncias".Tal como o PCP, Catarina Martins, do Bloco de Esquerda, quer saber qual a base legal par a intervenção do SIS.

Terça-feira, 06 de junho de 2023 às 16h10

Mendonça Mendes

Mendonça Mendes começa por dizer que o primeiro-ministro António Costa "foi informado sobre este tema pelo ministro das Infraestruturas".Segundo o secretário de Estado, o SIRP "não é ativado pelo Governo". "Reitero aqui que não houve nenhum telefonema para que o SIRP e os serviços atuassem", esclarece.

"Não, não falei com o serviço. Nunca falei com os serviços [de informação] naquela que é a minha vida de governante. É muito diferente falarmos da comunicação ao SIRP e ordens ao SIRP. Não dei nenhum ordem aos serviços de informação", afirma.  

Segundo o secretário de Estado, o SIRP "não é ativado pelo Governo". "Reitero aqui que não houve nenhum telefonema para que o SIRP e os serviços atuassem", esclarece.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8