Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
5

SONDAGEM DÁ VANTAGEM A SOCIALISTAS

Se as eleições legislativas se realizassem hoje, o Partido Socialista era o vencedor com nove pontos percentuais de avança em relação aos sociais Democratas. Numa sondagem revelada pelo jornal "Público", o Presidente da República, Jorge Sampaio é a figura mais popular no panorama político português.
19 de Maio de 2003 às 10:00
O PS iria registar 44,8 por cento dos votos, enquanto o PSD iria obter 35,6 dos votos. O aumento das intenções de voto faz-se sentir unicamente nos partidos de orientação de esquerda: a CDU seria a terceira força política mais votadas, com sete por cento; e o Bloco de Esquerda ascenderia à quarta posição com 6,5 por cento das intenções.
O PP, de Paulo Portas, regista a maior queda desta sondagem, a alcançar 2,7 por cento das intenções de voto.
Jorge Sampaio é apontado por 14, 3 por cento como a figura política mais popular, seguido do secretário-geral do PS Ferro Rodrigues (9,5 por cento), do líder do PSD Durão Barroso (8,7 por cento).
Francisco Louçã, do Bloco de Esquerda, ocupa a quarta posição na tabela do reconhecimento popular (8 por cento) e o secretário-geral do PCP Carlos Carvalhas ocupa a quinta posição (7,8 por cento).
Paulo Portas é o líder político mais impopular com 6,9 por cento. O Presidente do CDS-PP e Ministro da Defesa é também o membro do Executivo com mais elevado número de opiniões negativas, seguido pelo ministro da Presidência, Nuno Morais Sarmento.
Estas são as principais conclusões do inquérito realizado a 1.341 pessoas pela Universidade Católica para a RTP, Público e Antena 1, nos dias 10 e 11 de Maio. A margem de erro é de 2,68 por cento e o nível de confiança é de 95 por cento.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)