page view

‘Volksvargas’ fez 75 mil euros com a Câmara de Lisboa no mandato do PS

Designer processado pelo primeiro-ministro é próximo dos socialistas, que o contrataram para tratar do site da autarquia da capital.

26 de janeiro de 2026 às 01:30

Luís Vargas, autor da publicação nas redes sociais que foi alvo de uma queixa do primeiro-ministro, recebeu 75 mil euros da câmara de Lisboa quando a autarquia era liderada por Fernando Medina, do PS. O designer, de 48 anos, que nas redes sociais faz mira aos políticos de direita através da página satírica 'Volksvargas', já assumiu votar sempre no PS e, em 2015, até se declarava “socrático”.

Com a sua empresa unipessoal, teve dois contratos com a câmara de Lisboa, em 2020 e 2021. No primeiro, com duração de um ano, foi contratado por 45 mil euros, para “aquisição de serviços de programação e desenvolvimento de microsites e criação de software, web design e conteúdos audiovisuais para o site lisboa.pt e extranet Lisboa”.

No segundo, por 30 mil euros, foi contratado para “aquisição de serviços de consultoria informática, conceptualização, programação e desenvolvimento de extranet da Câmara Municipal de Lisboa e páginas de serviços do Website lisboa.pt”. Este contrato durou até ao final de 2021, ano em que a câmara passou para as mãos do PSD.

Desde então, Luís Vargas não voltou a ter contratos com a autarquia da capital, nem consta do Portal Base nenhum outro contrato público para a sua empresa unipessoal. Ambos os contratos com a câmara de Lisboa foram-lhe atribuídos com consulta prévia, procedimento que dispensa concurso público, mas que pressupõe a consulta a várias entidades - as quais não são identificadas no Portal Base.

"Falsa publicação" motivou queixa

Luís Montenegro fez queixa da página de Luís Vargas por ter realizado “uma falsa publicação do presidente dos Estados Unidos com a imagem de uma mensagem privada atribuída ao primeiro-ministro de Portugal”, em que este se dirige Donald Trump como “líder supremo e grande arquiteto dos nossos tempos modernos” e manifesta-se disponível para “discutir uma visão que assegure o acesso soberano americano às nossas ilhas dos Açores”. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8