20% dos polícias reúnem requisitos para a pré-reforma
Ministra afirma que 4125 elementos da PSP reúnem condições, mas continuam a trabalhar.
Um quinto do efetivo da PSP reúne os requisitos para a pré-aposentação, mas estes polícias vão ter de continuar a trabalhar, uma vez que não estão a ser autorizados a sair. Segundo a própria ministra da Administração Interna, são 4125 os polícias que estão em condições de entrar na pré-aposentação. No total, a PSP tem um efetivo de 20 235 elementos.
A questão da pré-aposentação é uma das principais reivindicações dos sindicatos, que contestam os atuais critérios, alegando que, devido à falta de efetivo na polícia, muito poucos agentes entram anualmente na pré-reforma, ficando de fora muitos que reúnem os requisitos. Por exemplo, no início deste ano só foram autorizados a passar à pré-reforma 400 polícias, quando quase dez vezes mais teriam esse direito, numa lista que foi contestada pelos sindicatos por não se perceberem alguns critérios.
Desde 2015 que o Estatuto da PSP prevê a passagem automática à situação de pré-aposentação desde que tenham pelo menos 55 anos de idade e 36 anos de serviço e requeiram a passagem a essa condição.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt