Bebé nasce em casa na ilha da Culatra
Médico do INEM e elementos da Cruz Vermelha ajudaram ao nascimento de Arthur.
Um bebé nasceu na madrugada de domingo na ilha da Culatra, em Faro, durante um parto em casa assistido por um médico do INEM e elementos da Cruz Vermelha.
Your browser doesn’t support HTML5 video
O pequeno Arthur já foi registado no Hospital de Faro com um peso de 3,380 quilos, mas o parto foi tudo menos habitual: o bebé nasceu em casa, na ilha da Culatra, onde não havia nascimentos há 27 anos.
"Quando foi dado o alerta, foi ativada imediatamente a embarcação salva-vidas do Instituto de Socorros a Náufragos de Olhão, que levou um médico do INEM à ilha para assistir o parto", contou ao Correio da Manhã Nunes Ferreira, comandante da Capitania do Porto de Olhão, que tem a jurisdição daquela ilha barreira da Ria Formosa.
Quando o médico chegou, a mulher já estava em trabalho de parto e a ser assistida por elementos da Cruz Vermelha, que estão em permanência na ilha.
"O médico preferiu fazer o parto dentro de casa, uma vez que não queria arriscar que a criança nascesse no barco de regresso a terra ou na ambulância a caminho do hospital", revelou ao CM Nunes Ferreira.
O parto decorreu dentro da normalidade e o bebé nasceu perto das 03h00.
Pormenores
Consulta
Segundo o CM apurou, a mulher, que já estava na fase final da gravidez, tinha estado numa consulta no Hospital de Faro na passada sexta-feira, onde lhe disseram que estava tudo bem.
Transporte
Depois de estabilizados, mãe e bebé foram transportados até ao porto de Olhão pela embarcação salva-vidas, onde aguardava uma ambulância do INEM para os levar para o hospital.
Salva-vidas
A estação salva-vidas de Olhão foi inaugurada em 2016 para reduzir o tempo de resposta.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt