Ruas da cidade de Olhão vão ser vigiadas por 26 câmaras

Videovigilância instalada nas avenidas 5 de Outubro e da República, e rua do Comércio.

22 de março de 2019 às 08:41
Partilhar

A Câmara de Olhão vai avançar com a instalação de um sistema de videovigilância nas principais artérias da cidade. O concurso foi esta quarta-feira aberto pela câmara, estando previsto um investimento de mais de 60 mil euros.

O presidente da autarquia, António Pina, revela ao CM que serão instaladas "26 câmaras nas avenidas 5 de Outubro e República e na rua do Comércio". Mas o objetivo da câmara é alargar no futuro o sistema de videovigilância a outras áreas da cidade, nomeadamente "à zona histórica".

Pub

O autarca revela que já foram obtidas as necessárias autorizações para a instalação do sistema por parte da Comissão Nacional de Proteção de Dados e do Ministério da Administração Interna. Só a PSP terá acesso, em tempo real, às imagens captadas pelas câmaras.

Segundo o concurso público que foi esta quarta-feira publicado em Diário da República, o valor- -base do procedimento é de 60 570 euros, estando previsto um prazo de execução de 45 dias, a contar da data de adjudicação. António Pina espera que o sistema possa entrar em funcionamento "ainda este verão".

Pub

"Nós consideramos que a videovigilância é um fator determinante para a manutenção, e mesmo o aumento do sentimento de segurança por parte da população", salienta ao CM o presidente da autarquia.

Além de Olhão, as câmaras de Albufeira, Portimão e Faro também já manifestaram a intenção de implementar sistemas de videovigilância em espaços públicos. No caso de Portimão já está mesmo definido que serão instaladas 20 câmaras na Praia da Rocha e quatro nos acessos à cidade.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar