ASAE alerta para burlas por falsos inspetores praticadas no Baixo Alentejo

Há indivíduos que se fazem passar por inspetores da referida autoridade para conseguirem extorquir dinheiro.

24 de abril de 2024 às 14:01
ASAE, xxx Foto: Direitos Reservados
Partilhar

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) alertou, esta quarta-feira, para a prática de burlas de falsos inspetores na Região do Baixo Alentejo. 

Segundo a ASAE, há indivíduos que se fazem passar por inspetores da referida autoridade, "os quais, por meios ilícitos e utilizando situações fictícias, procuram recolher, em benefício próprio, pagamentos ou vantagens que não lhes são devidos, numa prática que têm vindo a ser adotada já há alguns meses e a nível nacional".O método utilizado passa pela notificação aos operadores económicos sobre uma hipotética contraordenação, exigindo o pagamento de uma coima. Noutras situações, foi detetada a prática de recorrerem ao preenchimento de fichas de fiscalização para simularem ações de fiscalização e serem posteriormente notificados da hipotética contraordenação.

Pub

"Tratam-se de tentativas fraudulentas de obter proveitos e privilégios ilegítimos, por meio de usurpação de poderes e funções de uma Autoridade, pelo que os operadores económicos não devem, em caso algum, seguir essa instrução", lê-se num comunicado divulgado pela ASAE.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar