281 agricultores esperam apoios após incêndio de Monchique
58 lesados vão receber ajuda financeira.
Seis meses depois do incêndio que atingiu os concelhos de Monchique, Silves, Portimão e Odemira, 281 agricultores esperam pelos apoios prometidos pelo Governo, após terem apresentado candidaturas ao Programa de Desenvolvimento Rural.
Segundo o CM apurou junto de fonte do Ministério da Agricultura, há pelo menos 58 candidatos, que representam 20% de um total de 281 candidaturas aceites, que estão em condições de receber a ajuda financeira, faltando a apresentação dos comprovativos de despesa.
Estão ainda registadas 51 candidaturas em processo de contratação, cujos termos da mesma foram emitidos e enviados para os candidatos por correio ou email, aguardando a assinatura dos agricultores em causa, o que abrange 18% das candidaturas.
Contabilizam-se também 172 candidaturas (61%) que, após análise, estão a aguardar a resposta dos candidatos.
PORMENORES
Candidatos desistem
Cinco candidatos, ao que o CM apurou, desistiram de avançar com o processo de candidatura à ajuda financeira disponibilizada pelo Governo. Vários agricultores lesados queixaram-se ao CM de um processo "burocrático" e "muito complexo".
Prolongamento positivo
O presidente da Câmara de Monchique, Rui André, disse ao CM que o prolongamento do prazo para apresentação das candidaturas "foi positivo" mas "não justifica o facto de o dinheiro ainda não ter sido atribuído à população".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt