Dois euros para passar túnel do Marão
Maior túnel rodoviário da P. Ibérica com custo de 270 milhões.
Vai custar dois euros a portagem do troço da A4 entre Amarante e Vila Real, que inclui a travessia do Marão através do maior túnel rodoviário da Península Ibérica. Na cerimónia que ontem assinalou o varamento do túnel, o presidente da Infraestruturas de Portugal (IP), António Ramalho, disse que "a portagem acaba por ser mais baixa do que o previsto".
"2,85 € era o valor apontado, mas, como conseguimos uma redução dos custos da obra em mais de 30 por cento, a portagem poderá ser mais baixa, na ordem dos dois euros", afirmou António Ramalho.
O túnel do Marão é a maior obra pública portuguesa em curso e a sua conclusão, prevista para 20 de dezembro, será o culminar de uma história conturbada. O custo total é de 270 milhões.
Iniciadas em 2009, através de uma parceria público-privada, as obras foram suspensas em 2011, por falta de dinheiro. Em finais de 2013, o Governo resgatou a parceria e, um ano depois, retomou as obras, que concluirão a A4 (Porto - Bragança).
"Hoje [ontem] varámos a via sul e, até ao final do mês, será varada a via a norte. A obra estará concluída pelo Natal, mas necessita de dois meses de testes, pelo que a abertura ao tráfego deverá acontecer em março", frisou o responsável da IP.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt