Advogado conta os dias angustiantes dos pais de Maëlys

Fabien Rajon pondera um processo contra o bruxo de Fafe.

10 de setembro de 2017 às 18:22
Maëlys, menina, lusodescendente, rapto, sequestro, casamento, frança Foto: Direitos Reservados
Maëlys Araújo Foto: Direitos Reservados
Pai desesperado de Maëlys chama bruxo de Fafe Foto: CMTV
Maëlys desapareceu durante uma festa de casamento Foto: Getty Images
Maëlys desapareceu durante uma festa de casamento Foto: Getty Images
Maëlys desapareceu durante uma festa de casamento Foto: Getty Images
Maëlys, menina, lusodescendente, rapto, sequestro, casamento, frança Foto: Getty Images
Mundo, França, Maëlys de Araújo, Pont-de-Beauvoisin, questões sociais, desaparecidos, demografia, emigrantes, rapto, sequestro, casamento, suspeito, lusodescendente Foto: Direitos Reservados
Isère, Maëlys de Araújo, , Pont-de-Beauvoisin, Comunidades Portuguesas, Lyon, questões sociais, desaparecidos, família, menina, casamento, Maëlys Foto: Philippe Desmazes

1/9

Partilhar

A vida dos pais de Maëlys resume-se a uma palavra: esperar. O advogado Fabien Rajon conta, numa entrevista ao jornal Le Dauphine Libéré, que Jochin Araújo e a mulher "passam os dias "à espera que o telefone toque com novidades dos investigadores ou alguém dos media a dar-lhes a notícia que mais temem".

Fabien revela que a mãe de Maëlys, uma francesa casada com um lusodescendente, "teve a intuição de que algo grave tinha acontecido com a menina" logo no momento em que deu pela sua falta no casamento em que participavam, há 15 dias.

Pub

Acredita que alguém raptou a menina de nove anos e e aponta o homem detido pelas autoridades. "O homem esteve a falar com Maëlys e mostrou-lhe fotos dos seus cães que tinha no telefone", conta o advogado. Este relata também que Maëlys chegou a referir-se ao homem como "seu namorado" ou como "seu tio".

Os pais não compreendem as incongruências nos testemunhos do suspeito. "Porque foi encontrado ADN de Maëlys no seu carro? O que aconteceu à roupa que tinha vestida? Porque limpou meticulosamente o seu carro? Que criança é essa que homem diz ter entrado no seu carro com Maëlys, que parece só existir na sua cabeça.

Pub

Bruxo pode ser processado

O advogado dos pais de Maëlys fala ainda do facto de estes terem procurado os serviços de um médium, no caso Fernando Nogueira, conhecido como o Bruxo de Fafe. "Quem não recorreria, num caso tão desesperante, a todas as hipóteses para tentar encontrar seu filho? Eu não julgo os meus clientes. Quem mais pode fazer isso? Por outro lado, alertei-os sobre o risco de serem abordados por pessoas mal intencionadas ou suscetíveis de abusar da sua fragilidade, especialmente devido à fadiga acumulada. Isso, infelizmente, parece ser o caso aqui. Esse personagem obviamente abusou deles, como acontece com muitas pessoas que estão em posição de vulnerabilidade perante um drama ou um julgamento. Estou atento a este ponto e uma queixa criminal por abuso de fraqueza não está excluída".

Perguntado sobre se os pais ainda acreditam que a menina possa ser encontrada com vida, Rajon falou de fé. "Objetivamente, cada dia que passa sem Maëlys acrescenta, infelizmente, o pessimismo. Mas eles ainda mantêm uma certa esperança ... Nas suas últimas férias,  foram com Maëlys a Fátima, em Portugal. A menina acendeu uma vela lá. Eles agarram-se, penosamente, àquilo que podem".

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar