INEM abre inquérito após morte de Carlos Amaral Dias. Psicanalista morreu em ambulância

Pai de Joana Amaral Dias morreu quase duas horas depois de ter ligado para a linha de emergência médica.

04 de dezembro de 2019 às 18:16
Carlos Amaral Dias Foto: Sérgio Lemos
Carlos Amaral Dias Foto: Sérgio Lemos

1/2

Partilhar

O INEM abriu esta quarta-feira um inquérito ao socorro ao psicanalista e professor universitário Carlos Amaral Dias para "aferir com rigor todas as circunstâncias relacionadas com a situação e apuramento de eventuais responsabilidades".

Tal como o Correio da Manhã noticiou esta quarta-feira, o psicanalista morreu na segunda-feira em Lisboa, numa ambulância quase duas horas depois de ter ligado para a linha de emergência médica.

Pub

Em comunicado, o INEM explica o sucedido: "Na manhã de ontem (03/12/2019), o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) recebeu uma chamada encaminhada pela Central 112, com um pedido de socorro para um homem de 73 anos com queixas de dificuldade respiratória. Tendo em consideração os sinais e sintomas referidos pelo contactante e após realizar a respetiva triagem clínica, o CODU acionou imediatamente uma Ambulância de Socorro dos Bombeiros Voluntários (BV) do Beato". O Instituto de Emergência Médica afirma ainda que "após análise da informação disponível relativamente a esta ocorrência, o Conselho Diretivo do INEM determinou a instauração, no imediato, de um processo de inquérito". 

O serviço coordenado pelo INEM "recebeu a primeira chamada. E depois, todo o processo de socorro, que implicou outras chamadas estendeu-se por quase duas horas ", disse ao CM fonte familiar, sublinhando que o psicanalista "acabou por falecer na ambulância".

Pub

Carlos Augusto Amaral Dias, de 73 anos de idade, deixou há cerca de um mês, a seu pedido, a direção do Instituto Superior Miguel Torga, em Coimbra, à frente do qual esteve mais de duas décadas, e no qual foi o impulsionador da criação da maioria das licenciaturas.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar