Alfama com quatro em cada 10 casas para turistas

Capital tem perto de 18 mil estabelecimentos de turismo, num total de 138 mil habitações.

27 de março de 2019 às 08:39
Vista de Alfama Foto: iStockPhoto
Vista de Alfama Foto: iStockPhoto
Vista de Alfama Foto: Pedro Catarino

1/3

Partilhar

Há bairros históricos em Lisboa, como Alfama ou Mouraria, onde quatro em cada dez casas são para uso turístico. A capital registava, em janeiro deste ano, 17 947 estabelecimentos de alojamento local, num universo de 138 mil habitações, segundo dados da Câmara de Lisboa.

"Entre agosto de 2018 e janeiro deste ano foram registadas 3545 casas" na capital como alojamento local, avançou o vereador do Bloco de Esquerda (BE) na Câmara de Lisboa, Manuel Grilo.

Pub

Em Alfama, Mouraria, Bairro Alto, Madragoa e Castelo a autarquia já suspendeu, em outubro, a atribuição de novos registos por um ano, o que levou, antes da entrada em vigor, a uma corrida às licenças.

Documentos

Pub

Mas o BE pede mais e quer proibir registos noutras zonas "sobrecarregadas": Baixa, Av. da Liberdade, Av. Almirante Reis, colina de Santana e Graça.

No pacote para regular o alojamento local, já apresentado ao presidente da câmara, Fernando Medina, propõe-se travar o número de licenças na capital.

Assim, é sugerido que as zonas não interditadas só possam ter um novo registo quando encerrar um registo numa zona interditada.

Pub

Fernando Medina diz que "a proposta de regulamento [do executivo] será aprovada em câmara", abrindo-se um período de consulta pública "onde todas as entidades podem apresentar propostas".

Depois, "uma versão revista será de novo apreciada em câmara, onde os vários partidos apresentarão as suas propostas".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar