Apoio com medicamentos alargado a 200 pessoas
Autarquia alarga Rede Solidária do medicamento a 200 munícipes de Guimarães em 2019.
Duzentos munícipes carenciados do concelho de Guimarães vão passar a ter acesso a medicamentos no âmbito do ‘Programa Abem: Rede Solidária do Medicamento’.
O programa, assinado em março de 2018 entre o Município de Guimarães e a Associação Dignitude, pretende garantir o acesso ao medicamento, em ambulatório, por parte de qualquer cidadão que se encontre numa situação de carência económica que o impossibilite de adquirir os medicamentos comparticipados que lhe sejam prescritos por receita médica.
Segundo a autarquia, "a adesão a este programa excedeu as expectativas, estando atualmente já atribuídos os 100 cartões iniciais e registando-se 146 pedidos de cartão em lista de espera".
Tendo em conta esta realidade, o executivo municipal decidiu aprovar na última reunião o alargamento do programa a mais 200 beneficiários. A opção vai custar cerca de 20 mil euros aos cofres da autarquia de Guimarães.
"O processo afigura-se muito vantajoso para os beneficiários na medida em que cada pessoa pode, autonomamente, dirigir-se a uma das farmácias aderentes e adquirir a respetiva medicação, sem necessidade de apresentação de orçamentos, e sem tempo de espera", explica a autarquia em comunicado.
"Esta comparticipação na totalidade das necessidades de aquisição de medicação apenas é possível porque fica a cargo do Fundo Solidário ABEM, competindo ao Município a contribuição com 100 euros anuais por cada beneficiário", esclarece a mesma nota.
Em Guimarães, são já mais de 20 as farmácias que integram a rede solidária do medicamento que estão espalhadas por todo o concelho e onde os portadores dos cartões do Programa ABEM se podem dirigir.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt