Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
3

Ensaios clínicos ganham espaço líder na Prelada

Unidade do hospital vai ser alargada, transformando-se na maior da Europa.
Silvana Araújo Cunha 9 de Maio de 2017 às 08:23
A unidade de ensaios clínicos do Hospital da Prelada será transformada na maior infraestrutura do género na Europa
A unidade de ensaios clínicos do Hospital da Prelada será transformada na maior infraestrutura do género na Europa FOTO: José Rebelo
A expansão planeada vai transformar a unidade de ensaios clínicos do Hospital da Prelada - a funcionar desde 2013 - na maior e mais moderna infraestrutura do género existente em toda a Europa. A Santa Casa da Misericórdia do Porto e o seu parceiro BlueClinical, a empresa que gere a unidade, formalizaram ontem o acordo que prevê a intervenção.

O projeto implica um investimento de mais de dois milhões de euros, assumidos pela BlueClinical, e vai dotar as instalações de mais 120 camas e ocupar cerca de três mil metros quadrados. A unidade é de ‘fase I’, o que significa que realiza ensaios clínicos de farmacologia humana em indivíduos saudáveis e em doentes. Por ano, realizam–se 1400 ensaios clínicos de fase I na Europa, dos quais mais de 1000 envolvem voluntários saudáveis.

Com a expansão das instalações, a nova unidade de ensaios clínicos instalada no Hospital da Prelada terá capacidade para realizar 100 ensaios por ano, colocando-se nos lugares cimeiros da tabela europeia.

De acordo com a Santa Casa da Misericórdia do Porto, a obra deverá estar concluída em menos de dois anos. "Estes ensaios representam uma etapa obrigatória no desenvolvimento de medicamentos inovadores e de genéricos", garante a instituição. A BlueClinical, sediada em São Martinho do Bispo, Coimbra, é uma empresa de medicina translacional dedicada ao desenvolvimento de medicamentos e dispositivos médicos.

O investimento integra o Plano de Modernização do Hospital da Prelada, a concretizar entre 2017 e 2022, na ordem dos cinco milhões de euros.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)