Areia da ria de Alvor vai aumentar praia
Dragagens já começaram e deverão estar concluídas em maio.
A obra de dragagem da ria de Alvor já começou, devendo ser concluída até maio, apurou o CM junto da Agência Portuguesa do Ambiente (APA). A areia retirada da barra e do canal de navegação é usada para o enchimento da parte nascente da praia. Está em causa um investimento de quase 2 milhões de euros, com recurso a fundos comunitários.
"É uma obra aguardada há vários anos", explica ao CM Armando Francisco, presidente da Associação de Pescadores de Alvor, adiantando que o atual assoreamento da ria acarreta "problemas de segurança".
Segundo o dirigente associativo, "já houve barcos de pesca e de recreio que ficaram encalhados".
Armando Francisco diz esperar que a obra em curso "seja bem executada", dado que há quase uma década "também andaram a dragar a ria, mas ficou quase na mesma". Em Alvor, existem cerca de 30 embarcações de pesca e a ria é também muito procurada por barcos de recreio e embarcações marítimo-turísticas.
A areia retirada da ria é encaminhada, através de condutas, para a zona nascente da praia de Alvor. Permitirá o alargamento da zona das dunas em cerca de 10 metros. O areal irá crescer 25 metros num troço com cerca de um quilómetro.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt