Gondomar: "As casas estão todas em risco"
Moradores denunciam acumulação de toneladas de pó de granito.
São toneladas de pó de granito, acumuladas no topo da freguesia de Gondomar, em Guimarães. Os excedentes da exploração das pedreiras – uma delas pertence à ABB – estão a tirar o sono aos moradores, que temem enxurradas sempre que chover com abundância. Para já, depois do temporal de setembro ultimo, desceu do monte um rio de lama que já destruiu os poços de rega.
"Eles criaram umas lagoas, mas trazem para aqui, de camião, lama. As casas, e a minha é uma delas, estão em risco. Ficam à mercê daquele monte de pó. É assustador o que pode acontecer", conta, sob anonimato por medo de represálias, um dos moradores. Muitos se queixam, mas todos eles têm receio. É que a pedreira dá a ganhar a vida a quem ali mora e depois das denúncias, no verão, de que a pedreira poluía o rio Ave, passou a circular a ameaça de que a exploração iria fechar.
"A GNR autuou e eles passaram a trazer a lama para o monte, depois fazem a drenagem com canalizações subterrâneas e assim livram-se daquilo que sai dos moinhos de pedra", explicou o habitante. "Só posso usar a água do poço para rega, mais nada", rematou. Dionísio Ribeiro, presidente da junta, remeteu para mais tarde uma posição sobre o caso. O CM tentou, sem sucesso, obter uma reação da ABB e da Autarquia.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt