page view

Enxurrada no Algarve faz um desaparecido

Um idoso foi dado como desaparecido em Boliqueime.

02 de novembro de 2015 às 09:35

Cerca de 40 pessoas desalojadas, um homem desaparecido, lojas, cafés, garagens e habitações inundadas, carros submersos ou arrastados pela enxurrada, ruas cortadas. Foi assim este domingo em Albufeira, após quase 10 horas de chuva constante. "Isto é uma tragédia. O prejuízo é enorme", referiram ao CM comerciantes e moradores, que garantiram "nunca ter visto uma coisa assim". A rua dos bares da Baixa ficou transformada num rio, que arrastou para o mar tudo o que se encontrava nas esplanadas e estabelecimentos locais.

Mau tempo provoca inundações no Algarve

A água começou a subir durante a manhã e, num ápice, ficou com cerca de metro e meio de altura. Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, entre as 05h00 e as 14h00 choveram 102 litros por metro quadrado. A média em novembro é de 90 litros/m2. Populares e comerciantes que se encontravam nas suas casas e estabelecimentos tiveram de ser resgatados pelas equipas de socorro. Na rua dos bares, dois homens que já estavam com água pelo pescoço foram salvos pelos bombeiros e GNR, uma operação dificultada pela força da corrente.

Bombeiros resgatam pessoas em Albufeira

Ao longo do dia, só em Albufeira, os bombeiros registaram mais de 200 ocorrências, a que acorreram cerca de 150 operacionais das corporações de Albufeira, Portimão, Monchique e Lagos. Não foram registadas vítimas, mas, ao fim da tarde, a GNR procurava um homem de cerca de 80 anos cujo carro, submerso, foi encontrado, abandonado, na Cerca da Areia, Boliqueime.

O idoso "saiu de casa para fazer compras e não voltou", disse fonte da GNR. A família teme que tenha sido levado pela enxurrada. O temporal também causou danos em Quarteira, Vilamoura , Boliqueime, Salgados, Olhão e Vale Paraíso. Em Monte Canelas, Portimão, às 09h13, um raio caiu sobre uma moradia, sem causar vítimas.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8