Autarca diz que não tem "conhecimento de nada" sobre reabertura de Bar Académico em Braga
Grupo de moradores garantiu que vai fazer tudo o que estiver ao seu alcance para impedir a reabertura daquele estabelecimento, anunciada já para fevereiro.
O presidente da Câmara de Braga, João Rodrigues, afirmou, esta segunda-feira, que "formalmente" não tem "conhecimento de nada" em relação à reabertura do Bar Académico (BA) da cidade, contestada por um grupo de moradores da zona.
"Sobre o Bar Académico, até agora percebi que há moradores que estão contra, percebi que há uma intenção da Associação Académica em reabrir o Bar Académico. Pessoalmente, eu e a Câmara Municipal ainda não tivemos conhecimento formal de nada, portanto temos de esperar", referiu, em declarações aos jornalistas.
O assunto foi levado a reunião de câmara pelo vereador do movimento Amar e Servir Braga, que perguntou qual será o regime de licenciamento para a reabertura e o que irá ser feito para assegurar o direito dos moradores ao descanso e à segurança.
"Os estabelecimentos têm regras. Se eles cumprirem, têm o direito de estar abertos. Se não as cumprirem, não podem", respondeu João Rodrigues.
Questionado sobre se o horário de funcionamento se manterá até às 06:00, o autarca voltou a dizer que desconhece.
"Não sei, não tenho conhecimento de nada, honestamente, não tenho mesmo conhecimento de nada", referiu.
Um grupo de moradores nas imediações do BA já garantiu que vai fazer tudo o que estiver ao seu alcance para impedir a reabertura daquele estabelecimento, anunciada já para fevereiro.
Em declarações à Lusa, a porta-voz dos moradores, Paula Alexandra Azevedo, disse que o funcionamento do BA põe em causa o direito ao sossego, ao descanso e à segurança dos moradores, adiantando que já está em curso um abaixo-assinado.
Admitiu que os moradores podem mesmo interpor uma providência cautelar.
Propriedade da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), o BA está fechado desde abril de 2025, depois de incidentes que culminaram com a morte de um jovem à facada à porta do bar.
O presidente da AAUM, Luís Guedes, já anunciou que o bar irá reabrir em fevereiro, por alturas da Semana da Euforia, uma iniciativa que marca o início do segundo semestre.
Neste entretanto, foi escolhido um novo concessionário do bar, que procedeu a uma requalificação infraestrutural, funcional e estética do estabelecimento.
"Queremos que o bar reabra de forma suave e certeira, sem precipitações e com todas as condições de comodidade e segurança", referiu Luís Guedes.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt