Autarquia de Famalicão oferece livros a 1500 alunos do 7.º ano

Cada estudante vai receber sete manuais, o que representa uma poupança de 176 euros.

27 de junho de 2018 às 11:08
Manuais escolares Foto: iStockPhoto
Dar de Volta, livros escolares, manuais escolares, poupança, dinheiro, regresso às aulas, escola, alunos, iniciativa, Portugal Foto: CMTV
manuais escolares Foto: D.R.

1/3

Partilhar

"É uma medida revolucionária para o futuro do concelho. Um investimento fundamental nas famílias de Vila Nova de Famalicão".

Quem o afirma é o presidente da Câmara de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha, que esta semana decidiu alargar a entrega gratuita dos manuais escolares aos alunos do 7.º ano de escolaridade. A medida, que entra em vigor já a partir do próximo ano letivo, 2018/2019, abrange um universo de cerca de 1500 alunos e implica um investimento de 176 euros por cada aluno.

Pub

Cada um dos 1500 alunos que vão frequentar o 7.º ano de escolaridade vai receber os livros das disciplinas nucleares de Português, Matemática, Língua Estrangeira I e II, História, Geografia, Ciências da Natureza e Física e Química.

Para além dos livros do 7.º ano, a autarquia mantém a oferta das fichas de trabalho a todas as crianças do 1.º ciclo do ensino básico, beneficiando perto de cinco mil crianças. No total, a Câmara de Famalicão investe, todos os anos, cerca de 400 mil euros em manuais escolares.

Pub

O apoio municipal surge depois de o Governo ter assegurado o empréstimo dos manuais ao 1.º e 2.º ciclo, abrindo assim o caminho da autarquia famalicense para reinvestir a verba destinada à educação no 7.º ano do 3.º ciclo.

Segundo fonte da autarquia, este apoio significa que "uma família com um filho no 1.º Ciclo do Ensino Básico e outro no 7.º ano vai conseguir poupar cerca de 210 euros, em Famalicão, apenas nos livros escolares".

O município disponibiliza ainda 10 mil euros para a compra de livros para o banco de livros escolares, destinado ao empréstimo a famílias com filhos noutros ciclos de ensino (8.º ao 12.º), que não disponham de condições financeiras para os adquirir.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar