Avó mais velha é portuguesa
Maria de Jesus, a superavó de Tomar, de 115 anos, figura desde ontem no livro de recordes Guinness Book como a mulher mais velha do Mundo.
"Telefonaram-me a dar a notícia, mas eu nem vou dizer nada à minha mãe porque ela não ia entender", revelou ao CM Maria Madalena, a filha que cuida da idosa.
A avozinha figurou alguns anos como a segunda mais velha do Mundo e a mais idosa da Europa. Com a morte da americana Edna Parker, registada quarta-feira, passou a liderar uma lista mundial onde constam 88 pessoas com mais de 110 anos.
Embora já não tenha a lucidez de outros tempos, Maria de Jesus gosta de levantar-se todos os dias às 11h00 e de apanhar sol. Continua a não apreciar pratos de carne, café ou bebidas alcoólicas. A devoção a Nossa Senhora de Fátima é que não desaparece. "Às vezes, ainda se benze e bate tudo certo", conta a filha, de 83 anos.
Natural do concelho de Ourém, foi viver para a aldeia de Coruja, em Tomar, onde levou parte da vida como trabalhadora rural.
Quando nasceu, a 10 de Setembro de 1893, Portugal era governado pelo rei D. Carlos.
Ficou viúva aos 57 anos e nunca mais casou. Tem três filhos vivos (três já faleceram), 11 netos, 16 bisnetos e seis trinetos. Ainda tentou aprender a ler, depois dos 100 anos, mas a idade falou mais alto.
PERFIL
Maria de Jesus nasceu a 10 de Setembro de 1893, no tempo da monarquia. Grande parte da sua vida foi passada no campo, na agricultura, e a cuidar da família. Sempre foi muito religiosa e gostava de se deslocar ao Santuário de Fátima. A teimosia é outra das suas características.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt