Bolos saudáveis na mesa de Natal
Chef da pastelaria Kubidoce, em Olhão, acredita que o mais importante é “a origem dos produtos”.
Por estes dias, as famílias portuguesas começam a fazer contas ao peso que vão ganhar na época natalícia. Pode parecer impossível conseguir fazer bolos de Natal saudáveis mas na Kubidoce, uma pastelaria em Olhão, as receitas são à base de produtos naturais.
"O mais importante é a origem dos produtos. As pessoas preocupam-se muito com as calorias acumuladas, mas as gorduras hidrogenadas e os produtos químicos é que são muito mais difíceis de tirar do corpo", explicou ao CM o chef pasteleiro Filipe Martins.
Neste sentido, a Kubidoce é uma pastelaria que aposta "em azeite para substituir as gorduras" e no caso dos açúcares, aposta "no açúcar mascavado e no mel", sendo o principal objetivo fazer comida "sem glúten, lactose e açúcares processados".
Nesta fábrica de bolos, não há só um bolo rei. "No bolo rei tradicional abolimos as frutas cristalizadas na sua cobertura e colocámos maçã, que somos nós que produzimos. A parte da massa também é com fermentação natural e fomos à procura dos melhores produtores de farinha".
A especialidade da casa é ainda o bolo rei feito com batata doce. De fora vieram inspirações como o bolo rei francês, gallet des rois, e o bolo rei italiano, panettone.
PORMENORES
Aposta num novo conceito
O chef pasteleiro Filipe Martins era conhecido por fazer o bolo rei gigante de Olhão. Decidiu vender as lojas que tinha e apostar neste novo conceito. "Pretendemos com esta pastelaria ir à procura de algo mais saudável", contou ao CM
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt