Bombeiros resgatam quatro turistas de nacionalidade alemã no Gerês
No local estiveram mais de 20 operacionais e quase uma dezena de viaturas.
Quatro turistas de nacionalidade alemã, três mulheres e um homem, foram resgatados esta noite, pelos bombeiros de Salto e de Montalegre, em Cabril depois de terem ficado sem forma de regressar, ao percorrerem um trilho no Parque Nacional de Peneda-Gerês.
Segundo Hernâni Carvalho, Comandante dos Bombeiros de Salto, "o acesso ao local, além de difícil, é demorado e as equipas têm de fazer a abordagem a pé. Apesar de termos indicações de que todos estariam bem fisicamente, sabíamos que estavam molhados e, com a diminuição da temperatura com o cair da noite, a situação era preocupante. A rápida mobilização das equipas de resgate dos Bombeiros de Salto e Montalegre permitiu a localização em tempo útil". O alerta para a situação foi dado às 17h22. A localização foi conseguida depois de uma hora e meia e o resgate demorou, aproximadamente,
Os quatro turistas foram transportados para hospital por precaução.
Hernâni Carvalho salientou que para este género de situações, recorrente neste concelho barrosão, "é necessário o recurso a técnicas de resgate em grande ângulo para que a travessia do Rio Cávado, que apresenta bastante caudal e corrente forte, seja feita em segurança".
Na ocorrência estiveram mais de 20 operacionais e quase uma dezena de viaturas entre bombeiros de Salto e de Montalegre e uma viatura da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro da GNR, do Gerês, com três elementos.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt