Braço direito de 'Fábio da Pasteleira' solta pelo tribunal
Vanessa Lemos e outro arguido libertados por excesso de prisão preventiva por juízes do processo da rede 'Pica Pau/Picolé'.
O coletivo de juízes de um tribunal do Porto que está a julgar os 37 arguidos da rede de 'Fábio da Pasteleira', alcunha de Fábio Ribeiro, o líder do grupo 'Pica Pau/Picolé', soltou esta quarta-feira dois arguidos do processo, por excesso de prisão preventiva.
Vanessa Lemos é a arguida com mais relevância no processo que foi solta. Segundo o Ministério Público, atuava como braço direito de Fábio Ribeiro, na gestão da rede de droga que tinha sede no bairro da Pasteleira, no Porto, e que durante meses funcionou como supermercado de drogas duras. O grupo abastecia não só os bairros sociais da cidade, como também outros pontos da região Norte. 'Fábio da Pasteleira', conhecido também como 'Crilim', estava em liberdade depois de ter sido condenado a uma pena de prisão, cuja execução foi suspensa, quando a PSP avançou em força para desmantelar a rede organizada. Por decisão do juiz de instrução criminal responsável pelo inquérito, ingressou de imediato na prisão, onde está a cumprir pena.
Permanece, assim, em prisão preventiva, apenas um arguido do processo. A leitura do acórdão esteve marcada para ontem, mas a juiz-presidente adiou a diligência para março de 2026. Por isso, o coletivo teve de decidir já esta quarta-feira, relativamente aos processos destes dois arguidos.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt