Burlão de Foz Côa saca 1,5 milhões com criptomoedas e vive no luxo

Polícia Judiciária deteve suspeito de burlar centenas de pessoas.

04 de junho de 2025 às 01:30
Criptomoedas Foto: Getty Images
Polícia Judiciária da Guarda deteve suspeito em Vila Nova de Foz Côa Foto: Hugo Duarte

1/2

Partilhar

Um homem de 47 anos, residente em Vila Nova de Foz Côa, arrecadou mais de 1,5 milhões de euros em burlas com criptomoeda ao longo do último ano. A Polícia Judiciária da Guarda, que está a levar a cabo a investigação, já identificou dezenas de vítimas, mas admite que o número possa chegar às centenas, sobretudo em Portugal, mas também no estrangeiro.

O suspeito, que atuava de forma solitária, foi detido na segunda-feira pela presumível autoria de crimes de branqueamento de capitais e de burla qualificada com a utilização de criptoativos.

Pub

“Colocava anúncios para investimento em carteiras de criptoativos nas redes sociais com promessas de multiplicação do valor investido, com baixo risco. Quando era contactado convencia as pessoas a entregarem-lhe dinheiro. Na verdade, tratava-se de um método fraudulento que lhe permitiu obter um proveito ilícito de cerca de 150 mil euros por mês ao longo do último ano”, adiantou ao CM fonte da investigação.

Parte do dinheiro, adianta a mesma fonte, “era reinvestido em produtos financeiros legais e o restante era usado para alimentar um estilo de vida luxuoso”.

A criptomoeda é um sistema de pagamento digital cujas divisas podem ser compradas com dinheiro real. Mas como não são reguladas por bancos são suscetíveis à especulação e os preços podem atingir valores muito altos e cair a pique muito rapidamente.

Pub

O detido vai ser presente a primeiro interrogatório judicial, para aplicação das medidas de coação, no Tribunal da Guarda.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar