Burlão fabricava o próprio dinheiro

Vive do rendimento mínimo e das notas de 10 e 20 € que produz.

29 de abril de 2016 às 10:07
pj porto Foto: Rafaela Cadilhe
Partilhar

Já foi vítima de burla?

Pergunta CM

Obrigado pelo seu voto!

Já foi vítima de burla?

É um velho conhecido da polícia. Tem 65 anos, vive do Rendimento Social de Inserção (RSI), mas tem um nível de vida superior porque fabrica o seu próprio dinheiro. Faz notas de 10 e 20 euros e troca-as depois em feiras, conseguindo que o troco venha em dinheiro ‘limpo’ e que lhe permita sustentar os seus gastos diários.O suspeito foi preso, ontem à tarde, pela Polícia Judiciária do Porto em flagrante, quando tentava passar mais uma nota falsa, na Feira de Pedras Rubras, na Maia.

Pub

O homem foi alvo de buscas em casa e foram-lhe então apreendidas cerca de 300 notas. As autoridades perceberam que nunca fabricava grandes quantidades: apenas as que fossem suficientes para manter um nível de vida elevado.

O suspeito rodeava-se de grandes cuidados, designadamente, ‘melhorava’ o aspeto físico. Usava óculos de grande graduação e vestia-se de forma a parecer mais velho. Arrastava-se com dificuldade para que ninguém suspeitasse de que era um burlão. Conseguiu, durante vários meses, passar notas falsas.

Pub

Segundo o que o CM apurou, tinha já uma pena suspensa, precisamente por fazer moeda falsa. Foi apanhado, julgado e condenado, mas nunca foi para a cadeia. A investigação da PJ do Porto vai ainda continuar. Os inspetores estão agora a tentar perceber quantas notas, no total, o homem conseguiu passar.

O suspeito vai ser presente ao Tribunal de Instrução Criminal do Porto, durante o dia de hoje, para ser interrogado.

Já foi vítima de burla na Internet?

Pergunta CM

Obrigado pelo seu voto!

Já foi vítima de burla na Internet?

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar