Burlão fabricava o próprio dinheiro
Vive do rendimento mínimo e das notas de 10 e 20 € que produz.
É um velho conhecido da polícia. Tem 65 anos, vive do Rendimento Social de Inserção (RSI), mas tem um nível de vida superior porque fabrica o seu próprio dinheiro. Faz notas de 10 e 20 euros e troca-as depois em feiras, conseguindo que o troco venha em dinheiro ‘limpo’ e que lhe permita sustentar os seus gastos diários.O suspeito foi preso, ontem à tarde, pela Polícia Judiciária do Porto em flagrante, quando tentava passar mais uma nota falsa, na Feira de Pedras Rubras, na Maia.
O homem foi alvo de buscas em casa e foram-lhe então apreendidas cerca de 300 notas. As autoridades perceberam que nunca fabricava grandes quantidades: apenas as que fossem suficientes para manter um nível de vida elevado.
O suspeito rodeava-se de grandes cuidados, designadamente, ‘melhorava’ o aspeto físico. Usava óculos de grande graduação e vestia-se de forma a parecer mais velho. Arrastava-se com dificuldade para que ninguém suspeitasse de que era um burlão. Conseguiu, durante vários meses, passar notas falsas.
Segundo o que o CM apurou, tinha já uma pena suspensa, precisamente por fazer moeda falsa. Foi apanhado, julgado e condenado, mas nunca foi para a cadeia. A investigação da PJ do Porto vai ainda continuar. Os inspetores estão agora a tentar perceber quantas notas, no total, o homem conseguiu passar.
O suspeito vai ser presente ao Tribunal de Instrução Criminal do Porto, durante o dia de hoje, para ser interrogado.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt